O ESTADO COMO PRODUTO DO AUTODESENVOLVIMENTO HISTÓRICO EM HEGEL

Autores

  • Guilherme Augusto Batista Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175820623

Palavras-chave:

Hegel, Estado, história, dialética

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, desenvolver o debate a cerca da relação entre história, dialética e o Estado, além dos elementos presentes nessa relação. Para além de um debate inter-paradimático, extraímos no pensamento hegeliano as condições objetivas para o desenvolvimento dos conceitos “Estado”, “história” e “dialética”, buscando nos apoiar tanto nas definições como nos significados das mesmas. Para a realização dessa exposição, nos alicerçamos em referências primárias de Hegel, mas também em referências analíticas secundárias, de autores que interpretam o olhar de hegeliano para os conceitos. Dentro do conteúdo desenvolvido nesse artigo, levantamos uma questão estrutural: qual a relação entre Estado, história e dialética para Hegel? Concluímos que os três conceitos dialogam entre si, tendo o Estado, como elemento de mediações e contradições, na modernidade, uma função essencial de continuidade da história e a dialética é o instrumento para tal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Batista Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015), com ênfase de estudos em Ciência Política. Foi bolsista do programa BIC-PUC. Recentemente desenvolveu uma pesquisa sobre formação de identidades coletivas na América do Sul e Oriente Médio. Atualmente é Professor de História e Geografia do Programa Tutores Educação Multidisciplinar, no qual desenvolve acompanhamentos escolares para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Além disso, é monitor de História da Política Exterior do Brasil na PUC Goiás. Tem interesse de estudos em Política comparada entre Brasil e Argentina, além de processos de redemocratização e reordenamentos políticos internos (formação de legislativo, transição democrática e coalizões presidenciais).

Downloads

Publicado

20-12-2016

Como Citar

Carvalho, G. A. B. (2016). O ESTADO COMO PRODUTO DO AUTODESENVOLVIMENTO HISTÓRICO EM HEGEL. Revista Sociais E Humanas, 29(2), 33–40. https://doi.org/10.5902/2317175820623

Edição

Seção

Artigos Livres