A DESCONSTRUÇÃO DO SUJEITO NA RELAÇÃO ENTRE O PÓS-ESTRUTURALISMO E A ANALÍTICA QUEER

Autores

  • José Vitor Palhares dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175818393

Palavras-chave:

Pós-estruturalismo, Analítica Queer, Desconstrução

Resumo

Este ensaio teórico tem por objetivo analisar, a partir da epistemologia pós-estruturalista, como a analítica queer problematiza e desconstrói algumas questões normalizadas do sujeito, como por exemplo, sobre as relações sociais de sexo e a emancipação. Trata-se de uma interpretação relevante para as Ciências Humanas e Sociais, pois a sociedade contemporânea ainda é permeada por inúmeros discursos segregacionistas, homogêneos e normalizadores, os quais visam a manutenção do status quo de certas categorias discursivas identitárias. Dessa forma, por meio dessa análise, pode-se não só auxiliar o processo de emancipação de indivíduos subjugados e excluídos, como também romper com os ranços históricos presentes na nossa sociedade, os quais, muitas vezes, fortaleceram e fortalecem a ideologia acerca da questão do sexo pautado no conceito binário de gênero. Perspectivas como a analítica queer provocam e perturbam as formas convencionais de pensar e de agir, e, por essa razão, pode ser uma das ferramentas para a construção de um saber libertador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Vitor Palhares dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade. Integrante do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professor Titular da UFMG; Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Santos, J. V. P. dos, & Carrieri, A. de P. (2016). A DESCONSTRUÇÃO DO SUJEITO NA RELAÇÃO ENTRE O PÓS-ESTRUTURALISMO E A ANALÍTICA QUEER. Revista Sociais E Humanas, 28(3), 08–22. https://doi.org/10.5902/2317175818393

Edição

Seção

Artigos Livres