A CATEGORIA DE GÊNERO E O SEU ESTATUTO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Neiva Furlin Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Conceito de gênero, Pós-estruturalismo, Conhecimento, Ciências Sociais.

Resumo

Considerando a relevância do conceito de gênero na produção do conhecimento e na compreensão dos comportamentos sociais, o presente ensaio busca descrever o processo de sua emergência e de sua construção e alguns de seus desdobramentos na trajetória dos estudos feministas, com destaque na perspectiva pós-estruturalista, por ser a mais recorrente no conjunto dos estudos de gênero, nesses últimos anos. Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo que visa mostrar o estatuto desse conceito nos processos do conhecimento e a sua importância para as ciências sociais, que têm como problemática central a compreensão das relações sociais. Além de seu estatuto analítico, o conceito de gênero constitui uma proposta metodológica. Portanto, a maior valorização desse instrumental teórico nos processos de produção do conhecimento crítico caracteriza-se, hoje, como um dos aspectos que possibilita a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva Furlin, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPR, com doutorado sanduíche pelo Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades (CEIICH) da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM).

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

Furlin, N. (2014). A CATEGORIA DE GÊNERO E O SEU ESTATUTO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS. Revista Sociais E Humanas, 27(2), 110–127. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/12751

Edição

Seção

Artigos Livres