FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO E ASSOCIATIVISMO PROFISSIONAL DO ARQUIVISTA BRASILEIRO

Autores

  • Eliseu dos Santos Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fernanda Kieling Pedrazzi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175811279

Palavras-chave:

Ensino de Arquivologia, Formação do arquivista, Mercado de trabalho, Regulamentação profissional, Associativismo profissional.

Resumo

O artigo tem por objetivo discorrer sobre a trajetória do ensino de Arquivologia e a formação e a atuação do arquivista no Brasil. Com base na revisão de literatura são abordados temas que permeiam o perfil do arquivista, o ensino de Arquivologia, a formação do arquivista, o mercado de trabalho, as tecnologias da Informação e Comunicação no fazer do arquivista, a regulamentação e o associativismo profissional. Através da análise teórica concluiu-se que aspectos relacionados à formação e capacitação profissional necessitam ser revistos, a formação deve preparar o arquivista para atuar como um gestor da informação, sendo que este profissional deve investir na formação continuada e no aperfeiçoamento como forma de melhorar suas habilidades. Apesar de ainda ser insuficiente a quantidade de profissionais inseridos no mercado, constata-se que novas opções de atuação para o arquivista têm surgido e que os arquivistas devem estar atentos às Tecnologias da Informação e Comunicação, pois tudo se encaminha para a obrigatoriedade de sua utilização, principalmente no gerenciamento e na preservação de documentos digitais, bem como no desenvolvimento de Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliseu dos Santos Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

Especialista em Gestão em Arquivos pela UFSM (2012), possui graduação em Arquivologia (UFSM, 2008). Arquivista do Departamento de Gestão Documental da Universidade federal da Fronteira Sul - UFFS.

Fernanda Kieling Pedrazzi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Curso de Pós-Graduação em Letras do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Professora assistente do Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

Lima, E. dos S., & Pedrazzi, F. K. (2015). FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO E ASSOCIATIVISMO PROFISSIONAL DO ARQUIVISTA BRASILEIRO. Revista Sociais E Humanas, 28(1), 27–45. https://doi.org/10.5902/2317175811279

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)