Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Sociais e Humanas, publicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, é um periódico quadrimestral que busca dar espaço à divulgaçãode artigos ou trabalhos de pesquisadores de todo o país e também do exterior.

Trata-se de uma continuação da Revista do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, publicada entre 1975 e 1978.

  • Missão

Divulgar trabalhos científicos nas áreas de Administração, Antropologia, Arquivologia, Ciências Contábeis, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, História, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social, e Sociologia, selecionados com base na qualidade e efetiva contribuição para o desenvolvimento do conhecimento nos respectivos campos, por meio de avaliações e revisões dos Consultores ad hoc.

Sem cobrança de Taxas

Este periódico está permanentemente aberta a submissões. A Revista Sociais e Humanas (RSH) não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos.


 

Políticas de Seção

Artigos Livres

Preferencialmente com pelo menos um(a) autor(a) Doutor(a).

Editores
  • Sheila Kocourek
  • Jairo Oliveira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Preferencialmente com pelo menos um(a) autor(a) Doutor(a).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Iniciação Científica e Relatos de Pesquisa

Espaço destinado aos artigos de iniciação científica e conclusão de curso em co-autoria do orientador com título mínimo de mestre. Serão publicados no máximo 4 artigos por edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Produção Artístico-Cultural

Espaço destinado a produção artístico científica. Nessa seção as autoras e autores deverão encaminhar a produção artística e um texto reflexivo sobre a elaboração do produto. As produções artísticas (fotografias e imagens) deverão ser encaminhados como documentos complementares. Caso a produção seja audiovisual ou áudio deverão conter no corpo do texto o link para o repositório digital.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Visando cumprir a missão e os objetivos da Revista Sociais e Humanas, foram elaboradas diretrizes para orientar de forma criteriosa a análise e seleção de artigos. O Corpo Editorial e os Consultores ad hoc estão comprometidos em assegurar a qualidade científica das publicações. Os artigos submetidos a Revista Sociais e Humanas serão avaliados em duas etapas:

1) avaliação preliminar realizada pelo editor, o qual verifica a adequação técnica do artigo quanto ao cumprimento das normas da Revista.

2) avaliação no sistema double blind review, realizada por dois consultores ad hoc, a fim de assegurar a credibilidade da revista e a imparcialidade da avaliação.

3) são aceitos trabalhos de doutores, mestres, especialistas, graduados e graduandos, esses três últimos em co-autoria com o professor orientador com titulação mínima de mestre.

4) só é permitido o envio de apenas um trabalho por autor. Caso o artigo seja publicado na revista, o autor compromete-se em submeter outro manuscrito somente um ano após a publicação do artigo.

Em caso de avaliações divergentes pelos pares, uma terceira avaliação será efetuada por um novo avaliador, cuja decisão definirá a publicação ou não do artigo.

Os artigos submetidos a Revista Sociais e Humanas são avaliados com base nos critérios previamente estabelecidos, utilizando-se de instrumento elaborado para esta finalidade. Os critérios utilizados para avaliação são: tema (atual e relevante); adequação do título ao conteúdo; Rrelevância do problema; objetivos (claros e bem definidos); Rrevisão de literatura (reflete o estado da arte do conhecimento na área); descrição e metodologia e hipóteses; adequação da metodologia ao problema; adequação dos métodos de análise de dados; análise de resultados (interpretação correta, aprofundada e articulada com a base teórica); coerência das conclusões com objetivos; consistência das conclusões com evidências; cntribuição científica (para o conhecimento na área temática); clareza da redação; caráter Científico da redação; tabelas, quadros, gráficos e figuras; originalidade.

Os artigos avaliados poderão ser: - aceitos, - aceitos com alterações, - enviados novamente para avaliação, - rejeitados.

O Fluxo Editorial, conforme descrito anteriormente, está apresentado na figura a seguir.


 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Avaliação Qualis Capes

No ano base 2014/2015 a Revista Sociais e Humanas obteve 12 avaliações no Qualis CAPES:

ISSN impresso:0103-0620 e  e-ISSN: 23171758

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO B4
CIÊNCIAS AGRÁRIAS I B5
CIÊNCIAS AMBIENTAIS B4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II C
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO B5
ECONOMIA B5
EDUCAÇÃO B3
ENFERMAGEM B4
ENSINO B3
FILOSOFIA B2
HISTÓRIA B4
INTERDISCIPLINAR B3
LETRAS / LINGUÍSTICA B3
PSICOLOGIA B3
SAÚDE COLETIVA B4
SERVIÇO SOCIAL B3
SOCIOLOGIA B5

 

Indexação

A Revista Sociais e Humanas está indexada nas seguintes bases de dados e diretórios:

Latindex - http://www.latindex.unam.mx/

Road - http://road.issn.org

Sumários.org - http://sumarios.org/

Diadorim - http://diadorim.ibict.br/

Clase - http://clase.unam.mx/

DOAJ - http://www.doaj.org/

 

Sem Custo de Submissão

Este periódico está permanentemente aberta a submissões. A Revista Sociais e Humanas (RSH) não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos.