Estudo Sobre Satisfação de Membros em Cooperativas Agropecuárias.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043232434

Palavras-chave:

Fatores de Satisfação, Cooperativas agropecuárias, Survey, Associados

Resumo

Este artigo objetivou identificar os fatores que influenciam na satisfação de membros de cooperativas agropecuárias. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa survey, de caráter descritivo, de natureza quantitativa, com 305 associados de quatro cooperativas agropecuárias do estado do Rio Grande do Sul. Como resultados foram encontrados cinco fatores de satisfação; Serviço, Insumo, Aspecto Social e Econômico, Localização e Estrutura Física e Atendimento. Como resultado a aplicação do teste t, demonstrou uma relação entre as variáveis de perfil e os fatores de satisfação, sendo que os cooperados com mais de vinte anos de vínculo apresenta relação com o fator Serviço e a Localização da Cooperativa. E por fim membros que não ocupam cargo de gestão têm maiores preocupações com o serviço, insumo e o aspecto social e econômico da sua cooperativa. Concluindo, a satisfação tem fatores indispensáveis para melhorias das técnicas de gestão e no melhor envolvimento do cooperado a organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Flaviano, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduação em Gestão de Cooperativas pela UFV, é Mestre em administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atualmente faz Doutorado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria.

Mauri Leodir Lobler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2014 é Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ana Flávia Andrade Avelino

Graduação em Administração, é Mestre em administração pelo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente Coordenadora e professora do Curso de Administração da Faculdade de Educação São Francisco

Referências

CALDEIRA, T. A; AFONSO D. M. A.; ALBINO A. A. Análise de satisfação dos usuários da cooperativa de crédito “unicred sudeste pac muriaé”. Revista das faculdades integradas Vianna Júnior. V.5, n. 1, Juiz de Fora, 2014.

CHURCHILL, G. A., Jr. A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research, v.16, n.1, p.64–73, 1979.

COOPER, D. R.; SCHINDLER P. S. Métodos de pesquisas em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.

CRUZ, Antônio. Uma contribuição crítica às políticas públicas de apoio à economia solidária. Campinas, 2002: arquivo eletrônico.

Downloads

Publicado

2019-07-09

Como Citar

Flaviano, V., Lobler, M. L., & Avelino, A. F. A. (2019). Estudo Sobre Satisfação de Membros em Cooperativas Agropecuárias. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 6(11), 155–172. https://doi.org/10.5902/2359043232434

Edição

Seção

Artigos