Medicamentos Anorexígenos - panorama da dispensação em farmácias comerciais de Santa Maria (RS)

Autores

  • Andrieli Cassel Feltrin Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Graziela Zordan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Fernanda Wagner Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Gabriela Cristina Schmitt Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Aline Augusti Boligon Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0002-6001-1313
  • Naiane Delamolle Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Margareth Linde Athayde Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0002-0801-009X
  • Lauren Rosa Crossetti Vaucher Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658346529

Palavras-chave:

Anorexígenos, Obesidade, Santa Maria.

Resumo

O presente trabalho foi objetivado na obtenção de informações sobre a dispensação de medicamentos anorexígenos em farmácias comerciais de Santa Maria e a comparação com estudo anterior realizado no ano de 2002. A avaliação sobre a venda de medicamentos anorexígenos abrangeu os meses de setembro de 2006 a fevereiro de 2007, sendo visitados 13 estabelecimentos da região central do município. Foram analisadas 722 receitas, totalizando 1426 medicamentos desta classe dispensados. Os resultados mostraram que o princípio ativo mais dispensado foi o femproporex (53,09%). A especialidade médica que mais prescreveu foi os clínicos gerais com 76,45% e os maiores consumidores foram indivíduos do sexo feminino (93,35%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrieli Cassel Feltrin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

É mestre em Ciências Farmacêuticas (2010) e graduada em Farmácia (2008) pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência em Fitoquímica, atuando principalmente em isolamento/identificação de compostos e análises biológicas.

Graziela Zordan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica formada no curso de Farmácia da UFSM.

Fernanda Wagner, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica formada no curso de Farmácia da UFSM.

Gabriela Cristina Schmitt, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Toxicológicas. 

Aline Augusti Boligon, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e em Formação de Professores - UFSM (2012). É Mestre e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria, títulos obtidos em 2010 e 2014, respectivamente. Tem experiência em Fitoquímica, atuando principalmente em isolamento, elucidação estrutural, técnicas cromatográficas, análises de produtos naturais, atividade biológica in vitro/in vivo e mecanismo de ação. Atualmente trabalha com incorporação de extratos vegetais a formulações e validação de metodologia analítica por cromatografia líquida. 

Naiane Delamolle, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Aluna do Curso de Pós - Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM.

Margareth Linde Athayde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Farmácia e Bioquimica e Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor associado III na Universidade Federal de Santa Maria e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Fitoquímica e produtos naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento, elucidação estrutural e atividades biológicas de metabólitos secundários.

Lauren Rosa Crossetti Vaucher, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em FARMACIA E BIOQUÍMICA pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), mestrado em Farmacia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria do Centro de Ciências da Saúde (Departamento de Farmácia Industrial) Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em garantia e controle de qualidade farmacêuticos.

Referências

Behar R. Anorexígenos: indicaciones e interacciones. Rev Chilena de Neuro-psiquiatria. 2002, 40: 21-36.

Borges CBN, Borges RM, Santos JE. Tratamento clínico da obesidade. Simpósio: Distúrbios respiratórios do sono. 2006, 39 (2): 246-252.

Anfetamina. In: Wikipédia, a enciclopédia livre. Capturado em 15 de junho de 2007. Online. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wik/Anfetamina.

Mancine MC, Halpern A. Tratamento farmacológico daobesidade. Arq Bras. Endoc. Metab. 2002. 46 (5): 497-508.

Corrêa LL, et al. Avaliação do efeito da sibutramina sobre a saciedade

por escala visual analógica em adolescentes obesos. Arq. Bras. Endoc.

Metab. 2005, 49 (2): 286-290.

Wagner F, et al. Avaliação da dispensação de anorexígenos em farmácias comerciais de Santa Maria. XVIII Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: UFSM, 2003.

Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria n. 344: Regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Anvisa, 1998.

Augello DE. Estimulantes do sistema nervoso central. Hiperatividade. Obesidade. Narcolepsia. Estimulantes respiratórios. Farmacologia. 6 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002.

Lopes H, Paixão HH, Monteiro SL, Pedrosa RC. Formulações para emagrecimento: uso e abusos. Revista de Ciências Farmacêuticas. 1997, 2: 125-135.

Brasil, Conselho Federal de Medicina. Resolução n. 1477 de 11 de julho de 1997. Veda aos médicos a prescrição simultânea de drogas tipo anfetaminas, com um ou mais dos seguintes fármacos: benzodiazepínicos, diuréticos, hormônios ou extratos hormonais e laxantes, com finalidade de tratamento da obesidade ou emagrecimento. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Capturado em 16 julho de 1997. Disponível em http://elegis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id= 6320.

Downloads

Publicado

2009-07-03

Como Citar

Feltrin, A. C., Zordan, G., Wagner, F., Schmitt, G. C., Boligon, A. A., Delamolle, N., Athayde, M. L., & Vaucher, L. R. C. (2009). Medicamentos Anorexígenos - panorama da dispensação em farmácias comerciais de Santa Maria (RS). Saúde (Santa Maria), 35(1), 46–51. https://doi.org/10.5902/223658346529

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)