Prevalência de ansiedade, estresse e depressão em cuidadores informais e sua relação com a funcionalidade de pacientes com alterações neurológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583473394

Palavras-chave:

Cuidadores; , Distúrbios Neurológicos;, Saúde Mental, Caregivers, Neurological Disorders, Mental Health

Resumo

Os distúrbios neurológicos podem resultar em sequelas, diminuição na capacidade funcional ou até mesmo uma dependência funcional do sujeito, fazendo com que o mesmo necessite de cuidados e suporte para as atividades básicas do cotidiano, neste cenário, surge a atuação do cuidador informal que assume a responsabilidade de assistir o paciente tornando-se suscetível aos desgastes físicos e emocionais. Objetivo: Analisar a prevalência de ansiedade, estresse e depressão de cuidadores informais de pacientes com alterações neurológicas, identificar se há uma correlação entre esses sintomas no cuidador informal, assim como, verificar também se há uma correlação entre os sintomas presentes no cuidador e a funcionalidade dos pacientes assistidos. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de caráter transversal com amostra de conveniência e análise descritiva e inferencial. A coleta de dados constitui-se a partir da aplicação dos questionários de caracterização sociodemográfica, ansiedade, estresse e depressão (DASS-21) e Medida de Independência Funcional (MIF). Resultados: Sintomas de ansiedade, estresse e depressão foram encontrados nos cuidadores informais, sendo observado uma correlação significativa entre os sintomas de ansiedade do cuidador informal e a funcionalidade dos pacientes com alterações neurológicas, assim como, também foi possível observar uma correlação significativa entre os sintomas de estresse e depressão com a ansiedade no cuidador. Considerações Finais: Conclui-se que, há uma prevalência de ansiedade, estresse e depressão nos cuidadores informais, assim como, a dependência funcional dos pacientes com alterações neurológicas parece estar relacionada ao bem estar mental do cuidador.

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Biografia do Autor

Lucas Mateus Campos Bueno, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (2022). Aluno especial do Programa de Mestrado em Ciências do Movimento da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP). Aluna do Curso de Especialização em Fisioterapia Aplicada à Neurologia pela FCT/UNESP. Bosista de Especialização no projeto e-care Plus (FCT/UNESP). Formação completa no método Pilates (2021).

Ana Júlia Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

ossui Graduação em fisioterapia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Centro de Ciências da Saúde- Campus de Jacarezinho. Integrante do grupo de estudos de Comportamento Motor e Alterações Neurológicas - COMAN (2018 - 2022). Fora monitora na disciplina de Citologia e Histologia durante o ano de 2019, monitora de Fisioterapia Geral (2020) e de Prática Específica em Fisioterapia Neurológica (2021-2022). Atuando na área de Fisioterapia, com ênfase em tratamento de dor, Pilates e Ortopedia. Busca ampliar suas habilidades, novas experiência em métodos dentro da fisioterapia.

Jussara Eliana Utida, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1980) e mestrado em Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2003). É professora titular da Universidade Estadual do Norte do Paraná; psicóloga clínica - Consultório de Psicologia Clínica e psicóloga aposentada do Instituto de Saúde do Paraná . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, caminhada, auto estima, saúde mental e educação e saúde.

Paola Janeiro Valenciano, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2009, realizou Curso de extensão em Reabilitação aplicada à Neurologia Infantil (UNICAMP), Pós-graduação Lato-Sensu em Fisioterapia aplicada à Neurologia Infantil (UNICAMP/ Bolsa Fundap), Residência em Fisioterapia Pediatria (HU/UEL), mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação (UEL-UNOPAR/ Bolsa Capes). Fez parte do grupo de pesquisa do Laboratório Sistemas Motores Humano (USP) durante o estágio de pós doutorado. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em neuropediatria: estimulação precoce, crescimento e desenvolvimento infantil.

Joyce Karla machado da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Monte Serrat (2002), Mestrado em Educação Física UEM /UEL pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e Doutorado em Biologia Oral pela Universidade do Sagrado Coração (2019). Atualmente professora adjunto e coordenadora do curso de Fisioterapia na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - CCS e responsável pela disciplina de Neurologia e Fisioterapia em Neurologia. Líder do grupo de pesquisa: "Comportamento Motor e Alterações Neurológicas" (COMAN). Colaboradora do Laboratório de Engenharia Neural e de Reabilitação (LENeR).

Camila Costa de Araujo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), pós-graduação em Fisioterapia Aplicada a Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e Doutorado em Biologia Oral pela Universidade Sagrado Coração (2019). Professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - (2012 - atualmente) . Pesquisadora do grupo de pesquisa: "Comportamento Motor e Alterações Neurológicas" (COMAN).

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Bueno, L. M. C., Oliveira, A. J. R. de, Utida, J. E., Valenciano, P. J., Silva, J. K. machado da, & Araujo, C. C. de. (2024). Prevalência de ansiedade, estresse e depressão em cuidadores informais e sua relação com a funcionalidade de pacientes com alterações neurológicas. Saúde (Santa Maria), 50(1). https://doi.org/10.5902/2236583473394

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