ANTROPOMETRIA E PERFIL LIPÍDICO DE METALÚRGICOS: COMPARAÇÃO ENTRE RAÇAS E HISTÓRICO FAMILIAR DE CARDIOPATIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658347186Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658347186
Objetivou-se comparar os indicadores de risco para as doenças cardiovasculares (antropométricos, perfil lipídico, pressão arterial, síndrome metabólica - SM) entre homens estratificados por raça e por presença (PFC) e ausência de familiar cardiopata. Foram estratificados por cor da pele 45 brancos, 48 mulatos e 23 negros. Foi mensurado: gordura relativa (G% total) e do tronco (DXA), perímetro do abdômen, índice de conicidade e pressão arterial (PAS e PAD). Após jejum de 12h foi quantificado: glicose, triglicerídeos, colesterol total (CT), lipoproteínas de alta, baixa (LDL) e muito baixa densidade. A prevalência de SM foi de 28% e de PFC de 31%. Os brancos apresentaram maior (p£0,05) CT do que os negros. Os demais fatores de risco foram iguais (p>0,05) entre as três raças. Aqueles com PFC apresentaram maior (p£0,05) G% total e no tronco, CT, LDL, PAS e PAD. Isto reforça a necessidade de intervenções pontuais neste grupo (PFC) populacional.
Descritores: distribuição por raça ou etnia, hereditariedade, HDL, LDL, colesterol, obesidade abdominal
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.