SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583465951

Palavras-chave:

Educação a distância, Simulação, Enfermagem, Realidade Virtual e Tecnologia de Sensoriamento.

Resumo

Identificar o efeito da simulação realística remota enquanto metodologia de ensino para cursos de graduação em enfermagem. Revisão integrativa da literatura, tendo cinco bases de dados como ferramentas de busca para levantamento de informações do estudo. As mesmas disponíveis no período de 2015 a 2020 com combinação dos descritores em saúde na língua inglesa e portuguesa. Foram identificados 5.046 artigos no qual após atender aos critérios de inclusão e exclusão, leitura na íntegra, leitura de títulos e resumos, obtiveram-se um total de 15 artigos para composição do quantitativo final dispostos e analisados em quadros caracterizados por códigos para diferenciação das bases de dados filtradas. Os materiais corroboraram no sustento da aquisição dos referenciais teóricos em relação à virtualização do ensino alcançou que mostrou-se vantajosa o que torna esta metodologia, fortemente precisa para o preparo da formação educacional da prática inovadora dos cursos em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paula Alves de Oliveira, Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI

Enfermeira, graduada pela Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe

Vanessa Alves Resende, Estácio

Enfermeira, graduada pela Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe

Byanca Santana Sousa, Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI

Enfermeira, graduada pela Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe

Jefferson Felipe Calazans Batista, Universidade Tiradentes

Enfermeiro, Especialista em Docência Superior em Enfermagem, Mestrando em Saúde e Ambiente

Shirley Dósea dos Santos Naziazeno, Universidade Tiradentes

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe

Referências

Silveira M de S, Cogo ALP, Silveira M de S, Cogo ALP. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [citado 23 de maio de 2021];38(2). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-14472017000200501&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Hauze SW, Hoyt HH, Frazee JP, Greiner PA, Marshall JM. Enhancing Nursing Education Through Affordable and Realistic Holographic Mixed Reality: The Virtual Standardized Patient for Clinical Simulation. In: Rea PM, organizador. Biomedical Visualisation : Volume 1 [Internet]. Cham: Springer International Publishing; 2019 [citado 23 de maio de 2021]. p. 1–13. (Advances in Experimental Medicine and Biology). Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-06070-1_1

Kaneko RMU, Lopes MHB de M, Kaneko RMU, Lopes MHB de M. Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração?*. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2019 [citado 23 de maio de 2021];53. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0080-62342019000100602&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Costa RR de O, Medeiros SM de, Vitor AF, Lira ALB de C, Martins JCA, Araújo MS de. TIPOS E FINALIDADES DA SIMULAÇÃO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Rev Baiana Enfermagem‏ [Internet]. 16 de setembro de 2016 [citado 23 de maio de 2021];30(3). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/16589

Ryall T, Judd BK, Gordon CJ. Simulation-based assessments in health professional education: a systematic review. J Multidiscip Healthc. 22 de fevereiro de 2016;9:69–82.

Kjw M, Rj P, K H, S R, N M, Bs N, et al. Virtual and augmented reality: Implications for the future of nursing education. Nurse Educ Today. 7 de julho de 2020;93:104531–104531.

Bezerra IMP. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. J Hum Growth Dev. abril de 2020;30(1):141–7.

Gadelha M, Andrade M, Silva J, Bezerra I, Carmo A, Fernandes M. The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education. Rev Pesqui Cuid É Fundam Online. 21 de julho de 2020;12:909–14.

Duch Christensen M, Oestergaard D, Dieckmann P, Watterson L. Learners’ Perceptions During Simulation-Based Training: An Interview Study Comparing Remote Versus Locally Facilitated Simulation-Based Training. Simul Healthc. outubro de 2018;13(5):306–15.

Tobase L, Peres HHC, Tomazini EAS, Teodoro SV, Ramos MB, Polastri TF, et al. Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato. Rev Lat Am Enfermagem [Internet]. 2017 [citado 23 de maio de 2021];25. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-11692017000100388&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Jowsey T, Foster G, Cooper-Ioelu P, Jacobs S. Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Educ Pract. 1o de março de 2020;44:102775.

Kim JH, Park H. Effects of Smartphone-Based Mobile Learning in Nursing Education: A Systematic Review and Meta-analysis. Asian Nurs Res. 1o de fevereiro de 2019;13(1):20–9.

Ferrer-Torregrosa J, Jiménez-Rodríguez MÁ, Torralba-Estelles J, Garzón-Farinós F, Pérez-Bermejo M, Fernández-Ehrling N. Distance learning ects and flipped classroom in the anatomy learning: comparative study of the use of augmented reality, video and notes. BMC Med Educ. 1o de setembro de 2016;16(1):230.

Guy R, Byrne B, Dobos M. Optional anatomy and physiology e-learning resources: student access, learning approaches, and academic outcomes. Adv Physiol Educ. 4 de janeiro de 2018;42(1):43–9.

Ramos-Morcillo AJ, Leal-Costa C, Moral-García JE, Ruzafa-Martínez M. Experiences of Nursing Students during the Abrupt Change from Face-to-Face to e-Learning Education during the First Month of Confinement Due to COVID-19 in Spain. Int J Environ Res Public Health. janeiro de 2020;17(15):5519.

Alvarez AG, Sasso G, Iyengar S. Mobile Virtual Learning Object for the Assessment of Acute Pain as a Learning Tool to Assess Acute Pain in Nursing: An Analysis of the Mental Workload. JMIR Med Educ. 6 de novembro de 2015;1(2):e4958.

Chick RC, Clifton GT, Peace KM, Propper BW, Hale DF, Alseidi AA, et al. Using Technology to Maintain the Education of Residents During the COVID-19 Pandemic. J Surg Educ. 1o de julho de 2020;77(4):729–32.

Berman AH, Biguet G, Stathakarou N, Westin-Hägglöf B, Jeding K, McGrath C, et al. Virtual Patients in a Behavioral Medicine Massive Open Online Course (MOOC): A Qualitative and Quantitative Analysis of Participants’ Perceptions. Acad Psychiatry. 1o de outubro de 2017;41(5):631–41.

Dean S, Halpern J, McAllister M, Lazenby M. Nursing education, virtual reality and empathy? Nurs Open. 2020;7(6):2056–9.

De Ponti R, Marazzato J, Maresca AM, Rovera F, Carcano G, Ferrario MM. Pre-graduation medical training including virtual reality during COVID-19 pandemic: a report on students’ perception. BMC Med Educ. 25 de setembro de 2020;20(1):332.

Kalbarczyk A, Harrison M, Sanguineti MCD, Wachira J, Guzman CAF, Hansoti B. Practical and Ethical Solutions for Remote Applied Learning Experiences in Global Health. Ann Glob Health [Internet]. [citado 23 de maio de 2021];86(1). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7442166/

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Alves de Oliveira, M. P., Alves Resende, V., Santana Sousa, B., Calazans Batista, J. F., & dos Santos Naziazeno, S. D. (2021). SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Saúde (Santa Maria), 47(1). https://doi.org/10.5902/2236583465951

Edição

Seção

Artigos de Revisão