Qualidade Microbiológica de areias recreacionais de creches e praças públicas de Santa Maria - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346439Resumo
O presente trabalho teve por objetivo investigar a qualidade microbiológica de areias recreacionais na cidade de Santa Maria - RS e verificar o perfil de sensibilidade de Escherichia coli isoladas dessas areias. Foram analisadas amostras da areia de 14 creches e 13 praças públicas da cidade de Santa Maria. A quantificação dos microorganismos mesófilos aeróbios (bactérias heterotróficas) foi feita através da contagem do número de unidades formadoras de colônias por grama de areia (UFC/g). A contagem de coliformes totais e fecais foi feita pelo método do Número Mais Provável (NMP). A confirmação da presença de Escherichia coli foi realizada a partir do crescimento de coliformes fecais no caldo EC e confirmada pelo teste IMViC. Para realização do teste de sensibilidade a antimicrobianos foi utilizado o método de difusão em ágar Muller-Hinton, de acordo com Kirby-Bauer. Os resultados mostraram elevada contagem de bactérias heterotróficas, associada à presença de coliformes totais e fecais em todas as amostras. Em apenas uma amostra não foi confirmada a presença de E. coli. As amostras de E. coli foram sensíveis à maioria dos antimicrobianos. Pelos resultados obtidos demonstrou-se a contaminação das areias com bactérias patogênicas e seu consequente risco à saúde da população que, direta ou indiretamente, entrar em contato com esta areia. Não foi encontrada nenhuma amostra de E. coli multirresistente aos antimicrobianos avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.