PARTO E IDADE: CARACTERÍSTICAS MATERNAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346304Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658346304
Objetivo: Analisar o tipo de parto e idade da mãe em relação ao número de nascimentos no RS em uma série histórica. Métodos: pesquisa descritiva, realizada de janeiro a julho de 2012 na base de dados DATASUS entre 2005 a 2010. Resultados: evidenciou-se uma maior prevalência de partos cesáreos, com índice de 58,09%, em 2010. Outro ponto a ser ressaltado foi em relação a faixa etária onde em 2010 mulheres de 20-29 anos mantiveram-se em destaque atingindo 49,29% das ocorrências e na sequencia, mulheres de 30-39 anos com 31,13%. Conclusão: Apesar de campanhas em direção aos benefícios do parto normal, evidencia-se um significativo aumento do parto cesáreo neste estado e o adiamento da ocorrência da gestação. Porem faz-se necessário mais estudos epidemiológicos nesta linha para que se possam instrumentalizar ações em saúde voltadas para a situação avaliada e um maior aproveitamento de dados disponibilizados pelos sistemas de informações.
Descritores: Parto obstétrico; Idade materna; Cesárea; Nascimento vivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.