MULHERES E VULNERABILIDADES AO HIV/AIDS

Autores

  • Claudete Moreschi Centro universitário UNIVATES
  • Daiana Foggiato de Siqueira Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Hilda Maria Barbosa de Freitas Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Diego Schaurich Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Dalcin Biazus Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Paula Hubner Freitas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658345145

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658345145

Trata-se de um estudo qualitativo, que teve como objetivo compreender as vulnerabilidades individuais e sociais ao HIV/aids presentes na vida de mulheres de uma comunidade periférica, do município de Santa Maria. Participaram do estudo 15 mulheres que procuram cuidados à saúde no serviço da Estratégia da Saúde da Familia (ESF). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, nos meses de agosto e setembro de 2010. Resultou em três categorias: atribuindo significado ao HIV AIDS; relação afetivo/sexual como “modo preventivo”; evidenciando fontes de informação sobre o HIV aids. A aids apareceu como uma doença incurável e sinônimo de morte, onde pode-se perceber uma falta de conhecimento acerca da doença, tendo a relação afetivo/sexual estável como modo preventivo. Constatou-se a existência de um conhecimento fragmentado acerca da aids, evidenciando a vulnerabilidade dessas mulheres ao HIV/aids.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudete Moreschi, Centro universitário UNIVATES

Enfermeira. Mestranda Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário de Lajeado. Membro do GEPESES. Santa Maria, RS, Brasil. Telefone para contato: (55)99333474

Daiana Foggiato de Siqueira, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Enfermeira pelo Centro Universitário Franciscano UNIFRA. Pós graduanda em Urgência, Emergência e Trauma. Membro do GEPESES. Santa Maria, RS , Brasil.

Hilda Maria Barbosa de Freitas, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Enfermeira. Doutoranda do DINTER Novas Fronteiras UNIFESP/UFRJ/UFSM. Docente do Centro Universitário Franciscano. Membro do Grupo de Pesquisa GEPESES - UNIFRA.

Diego Schaurich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeiro pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFRGS.

Camila Dalcin Biazus, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Acadêmica do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Membro do GEPESES. Bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras CNPq.  Santa Maria, RS, Brasil.

Paula Hubner Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

Moreschi, C., Foggiato de Siqueira, D., Barbosa de Freitas, H. M., Schaurich, D., Dalcin Biazus, C., & Hubner Freitas, P. (2012). MULHERES E VULNERABILIDADES AO HIV/AIDS. Saúde (Santa Maria), 38(2), 85–94. https://doi.org/10.5902/223658345145

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)