Avaliação da atividade física de pacientes no pré-operatório de cirurgia cardíaca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583443823

Palavras-chave:

Atividade motora, Cardiopatias, Perfil de saúde.

Resumo

Introdução: As doenças cardiovasculares (DCVs) lideram o ranking de causas de mortes no Brasil e no mundo.  No início do século XX, eram responsáveis por 10% das mortes mundiais, porém, no ano de 2013, já correspondiam a 31,5%. No Brasil, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que as DCVs causaram 31% das mortes no país em 2014, seguindo a média mundial.  Objetivo: avaliar o nível de atividade física de pacientes no pré-operatório de cirurgia cardíaca através da aplicação do questionário.  Métodos: O questionário de Baecke foi utilizado como instrumento de pesquisa em 20 pacientes cardiopatas, referidos para cirurgia de forma eletiva, com faixa etária igual ou acima de 30 anos, de ambos os sexos. Analisou-se o nível de atividade física destes pacientes a partir das respostas que deram para duas variáveis: Exercícios Físicos de Lazer (EFL); e Atividades de Lazer e Locomoção (ALL). A avaliação dessas variáveis quantitativas foi realizada pela correlação de Pearson. Como resultado, percebeu-se que 60% dos pacientes eram do sexo masculino, com idade média de 53±10 anos. A avaliação da interdependência entre os indicadores EFL e ALL realizada pela Correlação linear de Pearson resultou no p-valor <0.0001, o qual é altamente significante coeficiente de Correlação entre r = 0.8648, indicando forte correlação entre o EFL e o ALL. Conclusão: Pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca são em sua maioria homens acima dos 50 anos que possuem um nível de condicionamento físico bom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Cavalcante Sá, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna-HC,, Belém, PA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia (2011). Cursando Pós graduação em terapia Intensiva pela INSPIRAR (2016)

Nayan Leonardo Sousa Lopes, Universidade da Amazônia, Belém, PA

Fisioterapeuta Assistencial do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Coordenador do Curso de Fisioterapia e Docente da UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA- UNAMA

Nathália Lima Costa, Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Acadêmica do 2º ano de Medicina da Universidade do Estado do Pará, Campus VIII/Marabá. Atualmente é vice-presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Marabá - CAMMAB; Experiência na organização de eventos científicos na área da saúde

Marianne Lucena da Silva, Universidade Federal de Jataí, Jataí, GO

Fisioterapeuta (UNIP-DF, 2009), Mestre em Atividade Física e Saúde (UnB,2012) e Doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde (UnB, 2017). Pós-doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde (UnB, 2017-2018).

Rodolfo Gomes do Nascimento, Universidade da Amazônia, Belém, PA

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), na linha de pesquisa de idosos em vulnerabilidade, mestre em Doenças Tropicais (UFPA) e especialista em Terapia intensiva e Gerontologia.

Katiane da Costa Cunha, Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Pós Doutorado e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ: Saúde e interdisciplinaridade na Amazônia. Coordenadora do Laboratório de Fisiologia e Saúde Baseada em Evidências (LABFISBE).

Referências

CUPPARI, L. Nutrição clínica no adulto. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE.Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil 2009. Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica, número 25, 2009.

SANTOS, RD; GAGLIARDI, ACM; XAVIER, HT;MAGNONI, CD; CASSANI, R;LOTTENBERG, AM et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arquivo Brasileiro de Cardiologia.v. 100, n. 3. p. 1-40, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. 2008 . DATASUS: informações de saúde, mortalidade-Brasil. Disponível em:<http://w3.datasus.gov.br/datasus/datasus.php>. Acesso em ago. de 2020.

RIQUE, ABR; SOARES, EA; MEIRELLES, CM. Nutrição e exercício na prevenção de doenças cardiovasculares. Revista brasileira de medicina e Esporte, Rio de Janeiro, v. 8, n. 6.nov. /dez. 2002.

RIOS. Luzana Cirqueira; ALMEIDA, Maria Guimaraes de; ROCHA, Saulo Vasconcelos; ARAUJO, Tania Maria; PINHO, Paloma de Sousa. Atividades Fisicas de Lazer e Trastornos mentais comuns em jovens de Feira de Santana.

DELVAUX K, Lefevre J, PHILIPPAERTS R, DEQUEKER J, THOMIS M, VANREUSEL B, et al. Bone mass and lifetime physical activity in flemish males: a 27-year followup study. Med Sci Sports Exerc 2001;33:1868-75

MCNAMARA, Damian. Escala de coma de Glasgow atualização esclarecedora. 2018.

Almeida MCB, Ribeiro JLP. Adaptação do Habitual Physical Activity Questionnaire (Baecke), versão modificada, para a população portuguesa. Revista de Enfermagem Referência. 2014;27–36. Available from: http://dx.doi.org/10.12707/RIII1303

Florindo AA, Do M, Dias De Oliveira Latorre R, Constante Jaime P, Tanaka T, Augusto De Freitas Zerbini C. Metodologia para a avaliação da atividade física habitual em homens com 50 anos ou mais. Revista Saúde Pública. 2004;307–21. Available from: www.fsp.usp.br/rsp

Matsudo VKR, Santos M dos, Beltran DCG, Guedes J da S. Exercício: quanto mais, melhor? Diagnósico e Trat. 2019;24:67–9. Available from: https://health.gov/paguidelines/second-edition/pdf/Physical_

Perrier-Melo RJ, Figueira FAM dos S, Guimarães GV, Guimarães GV. High-Intensity Interval Training in Heart Transplant Recipients: A Systematic Review with Meta-Analysis. Arq Bras Cardiol. 2018;110. No 2:188–94.

MARANHAO NETO, Geraldo de Albuquerque et al. VALIDADE DIAGNÓSTICA DO QUESTIONÁRIO DE TRIAGEM DO AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE/AMERICAN HEART ASSOCIATION. J. Phys. Educ. [online]. 2019, vol.30.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Sá, P. C., Lopes, N. L. S., Costa, N. L., Silva, M. L. da, Nascimento, R. G. do, & Cunha, K. da C. (2020). Avaliação da atividade física de pacientes no pré-operatório de cirurgia cardíaca. Saúde (Santa Maria), 46(2). https://doi.org/10.5902/2236583443823