Ações educativas de enfermagem às pessoas com estoma intestinal de eliminação: revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583443195

Palavras-chave:

Estomia, Estomas Cirúrgicos, Educação em saúde, Enfermagem

Resumo

Os estomas intestinais de eliminação possibilitam desviar os efluentes fecais, por meio de um orifício na parede abdominal, o qual culmina na necessidade aderir uma bolsa coletora ao abdômen, o que pode gerar sentimentos conflituosos. As ações educativas de enfermagem, nesse contexto, visam, sobretudo, desenvolver as melhores estratégias para capacitar a pessoa com estoma para o autocuidado e o reconhecimento de possíveis complicações. O objetivo é identificar na literatura científica as ações de educação em saúde realizadas pela enfermagem no cuidado às pessoas com estoma intestinal de eliminação. Trata-se de uma revisão narrativa, realizada em janeiro de 2020, via Biblioteca Virtual em Saúde, a partir da estratégia: estomia OR ostomia OR estoma OR ostoma OR “estomas cirúrgicos” AND “educação em saúde”. A busca inicial resultou na localização de 50 estudos, após leitura dos títulos e resumos e considerando os critérios de inclusão e exclusão o corpus de análise foi constituído por 13 artigos. Os resultados evidenciam a utilização de tecnologias educacionais, a conformação de grupos de apoio, as intervenções e as consultas de enfermagem como ações educativas desenvolvidas pela enfermagem, em especial no nível terciário, sendo a educação em saúde um instrumento facilitador para o cuidado, com vistas a favorecer a autonomia e independência da pessoa com estoma.

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Biografia do Autor

Angélica Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eduardo da Silva Gomes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Larissa de Carli Coppetti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bruna Sodré Simon, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Evelyn Boeck dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Nara Marielene Oliveira Girardon-Perlini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Pós doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná. 

Referências

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Publicado

2020-08-17

Como Citar

Dalmolin, A., Gomes, E. da S., Coppetti, L. de C., Simon, B. S., Santos, E. B. dos, & Girardon-Perlini, N. M. O. (2020). Ações educativas de enfermagem às pessoas com estoma intestinal de eliminação: revisão narrativa. Saúde (Santa Maria), 46(2). https://doi.org/10.5902/2236583443195

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