PROGRAMA AIDS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: PERSPECTIVAS PARA A SEGUNDA DÉCADA DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658343796Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658343796A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) configura uma problemática de saúde pública, evidenciada pelos casos notificados da síndrome da imunodeficiência adquirida (aids). Objetivo: Descrever o percurso de 10 anos do Programa Aids, Educação e Cidadania e as perspectivas para a segunda década de experiência extensionista. Metodologia: Tem como principal cenário das ações de extensão o Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), sendo a população-alvo as pessoas expostas à infecção pelo HIV e aquelas que têm HIV/aids. Resultados: O Programa teve início em 1998, contemplando projetos de eventos, extensão, ensino e pesquisa. As ações visam à promoção da saúde e assistência à saúde de pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento humano. Conclusão: A contribuição da primeira década do Programa converge à tríade: ensino, pesquisa e assistência. Nesta segunda década, visa ampliar as atividades desenvolvidas para atender as demandas emergentes da população-alvo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.