O conhecimento de professoras de educação infantil sobre o papel do fonoaudiólogo na escola.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583432746

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação infantil, Capacitação de Professores

Resumo

Objetivo: Compreender o conhecimento de professoras de educação infantil sobre o trabalho do fonoaudiólogo escolar. Métodos: Com base em um roteiro com três questões abertas foram realizadas entrevistas com sete professoras de educação infantil, a fim de conhecer a visão de tais profissionais sobre a atuação fonoaudiológica na escola. O estudo foi aplicado em uma instituição de educação infantil de um município do interior do estado de São Paulo. Todas as entrevistas foram registradas em áudio, transcritas na íntegra e os dados trabalhados por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados obtidos sugerem que, na visão desse grupo de professoras, as possibilidades de atuação fonoaudiológica dentro do ambiente escolar são restritas aos cuidados vocais dos próprios professores e a ações de correção de problemas de fala nas crianças em sala de aula. Conclusão: Para este grupo de professoras, o fonoaudiólogo é visto como um profissional exclusivo da área da saúde que ao atuar dentro da escola irá trabalhar prioritariamente com as questões vocais do professor e em ações isoladas com os alunos, indicando uma visão restrita das possibilidades de atuação deste profissional no âmbito escolar.

 

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Biografia do Autor

Denise Maria Zaratini Fernandes, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Possui Aprimoramento/Especialização Lato Sensu em Fonoaudiologia na Área da Surdez pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto - CEPRE da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2010). Mestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2016). Cursando doutorado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Camila Lima Nascimento, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP

Doutoranda em de Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas, 2016 - atual). Especialista em Apoio Matricial em Saúde (Universidade Estadual de Campinas, 2015). Mestra em de Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas, 2013). Especialista em Psicologia do Desenvolvimento e Deficiência pelo Programa de Aprimoramento Profissional da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas, 2011). Bacharel em Fonoaudiologia (Universidade Estadual de Campinas, 2009). Técnica em Enfermagem (Colégio Técnico de Campinas, 2005). 

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestrado em Special Education - University of Southern California (1984) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Docente da Universidade Estadual de Campinas. Membro da comissão de avaliadores de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Institucionais , INEP, Ministério da Educação, desde 2008. Coordenadora dos Cursos de Aprimoramento e de Especialização da FCM/Unicamp, Programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com administração da Fundap, de 2010-2014. Membro do Comitê Gestor para o acompanhamento do Plano Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, Ministério da Saúde, desde 2011. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, 2015-2017. Atuação assistencial, no atendimento a crianças e adolescentes surdos, em terapia fonoaudiológica no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof Dr Gabriel Porto/FCM/Unicamp. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, fonoaudiologia, audição, aquisição de linguagem e crianças. 

Ivani Rodrigues Silva, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP

Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1980), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2010). É docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas e do Curso de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Orienta trabalho nos seguintes níveis: Iniciação Científica (desde 2005), Aprimoramento Profissional/pós-graduação latu-sensu (desde 1995) e Mestrado (desde 2010). Tem experiência na área da surdez (formação de professores, Educação Bilíngue, Letramento na diversidade, ensino de LIBRAS, construção de materiais de ensino de português como L2) e na área de dificuldades de leitura/escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento(s) e alfabetização, formação de professores, dificuldades de leitura/escrita.

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Publicado

2019-04-23

Como Citar

Fernandes, D. M. Z., Nascimento, C. L., Pinheiro Lima, M. C. M., & Silva, I. R. (2019). O conhecimento de professoras de educação infantil sobre o papel do fonoaudiólogo na escola. Saúde (Santa Maria), 45(1). https://doi.org/10.5902/2236583432746