Risco nutricional de pacientes hospitalizados em região central do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583427496Resumo
Objetivo: Identificar a ocorrência de risco nutricional em pacientes hospitalizados na rede privada em região central do RS através da Nutrition Risk Screening (NRS-2002). Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 161 pacientes no período de novembro de 2016 a março de 2017. Foi aplicado o questionário NRS-2002 para identificação do RN com os pacientes admitidos em até 72 horas de internação. Resultados: A idade média dos indivíduos foi de 63,2±20 anos, sendo 37,3% (30) adultos e 101 (62,7%) idosos. O gênero feminino representou 90 (56%) da amostra. Observou-se maior ocorrência de RN entre os indivíduos com idade superior a 60 anos (p<0.05). Verificou-se que 72 (45%) apresentaram-se eutróficos e 18 (11%) desnutridos. Houve maior ocorrência de internação por neoplasias 67 (41,6%), seguido de doenças gastrointestinais 39 (24,3%) e neurológicas 26 (16%). Conclusão: A triagem nutricional NRS (2002) demonstrou-se efetiva para identificação de risco nutricional em pacientes hospitalizados.
Descritores: Risco nutricional. Triagem nutricional. Desnutrição hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.