PERFIL DE MORTALIDADE MATERNA EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DA CIDADE DE MANAUS-AM

Autores

  • Bárbara Misslane da Cruz Castro Universidade Federal do Amazonas
  • Semírames Cartonilho de Souza Ramos Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583420953

Resumo

Objetivo: Analisar os casos de óbitos maternos ocorridos em uma maternidade pública de referência da cidade de Manaus. Metodologia: Estudo quantitativo, documental com base na análise de 41 fichas de Investigação hospitalar e declarações de óbitos maternos ocorridos durante o ciclo gravídico-puerperal no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2014. Os resultados foram analisados por meio do Software SAS for Windows®. Resultados: Os dados permitiram a identificação do perfil dos óbitos maternos na instituição estudada, constituindo grupo de risco mulheres com idade entre 30-39 anos, pardas, solteiras, do lar, com baixo nível de escolaridade, residentes na zona norte de Manaus, primíparas e que realizaram de 1 a 3 consultas de pré-natal. Conclusão: A análise revela vulnerabilidades socioeconômicas e iniquidades, indica fragilidades nas políticas públicas, inadequação no acesso aos bens e serviços de saúde.

Descritores: Morte Materna; Saúde da Mulher; Perfil de Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Misslane da Cruz Castro, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira. Especialista em Residência em Enfermagem Obstétrica. Mestranda em Saúde Pública-Fiocruz Amazônia

Semírames Cartonilho de Souza Ramos, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Castro, B. M. da C., & Ramos, S. C. de S. (2016). PERFIL DE MORTALIDADE MATERNA EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DA CIDADE DE MANAUS-AM. Saúde (Santa Maria), 42(1), 103–112. https://doi.org/10.5902/2236583420953