ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583416736Resumo
Este estudo teve como objetivos identificar possíveis déficits no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças pré-termo matriculadas em Escolas Municipais de Educação Infantil em Santa Cruz do Sul - RS, e elaborar um folder direcionado a pais/cuidadores e educadores, contemplando orientações de posicionamentos e atividades para as crianças nas suas diferentes fases de desenvolvimento. Participaram da pesquisa crianças nascidas até a 37ª semana de gestaçãoível acessar.ocemente.o de vida.informaçianças nascidas a partir da 37a , que no momento do estudo estavam entre o 4o e 24o mês de vida, e que não apresentavam síndrome genética, lesão neurológica ou alteração ortopédica decorrentes da prematuridade. Os pais das cinco crianças selecionadas responderam um questionário, e a avaliação motora foi realizada através do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. Os resultados demonstraram que todos os sujeitos avaliados possuíam DNPM adequado à sua faixa etária. Desta forma, os folders foram entregues com o intuito de que estas crianças continuem sendo estimuladas corretamente, nos ambientes domiciliar e escolar.
Descritores: Desenvolvimento Infantil; Prematuro; Fisioterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.