ESTUDO NUTRICIONAL E SOCIOECONÔMICO DE CRIANÇAS EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583416477Resumo
Objetivo: realizar avaliação nutricional de crianças de 01 a 04 anos matriculadas em Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) de Rondonópolis/MT e descrever a relação do perfil socioeconômico da família com o estado nutricional da criança. Método: estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa. Foi utilizado critério de abordagem amostral de 30% de todas as crianças matriculadas no ano de 2013, com a seleção dos sujeitos por meio de sorteio de dois dos cinco polos existentes na região, totalizando 185 crianças. Resultados: foram avaliados os parâmetros de peso, altura e IMC (Índice de Massa Corporal), apresentando que grande maioria das crianças com IMC adequado, seguida de taxas relevantes de risco de sobrepeso, sobrepeso e magreza. Conclusão: o estudo demonstrou que apesar da predominância de 1 a 2 salários mínimos para o sustento das famílias pesquisadas, os índices nutricionais apresentaram-se adequados para a maioria das crianças que frequentam as UMEIs.
Descritores: Criança; Avaliação Nutricional; Creches.
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