PREVALÊNCIA DE DOR EM ADOLESCENTES ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DIURNO DO MUNICÍPIO DE GARIBALDI/RS

Autores

  • Dervilo Selle Junior UNISINOS
  • Matias Noll Instituto Federal Goiano – Campus Ceres
  • Fabiana de Oliveira Chaise Grupo Hospitalar Conceição
  • Cláudia Tarragô Candotti UFRGS
  • Marcelo La Torre UFRGS, UCS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415997

Resumo

Este estudo objetivou identificar a prevalência de dor em adolescentes estudantes do ensino médio diurno das escolas estaduais do município de Garibaldi/RS. Utilizou-se o questionário (Instrumento para avaliação da dor nas costas - IDC) composto de questões fechadas para avaliar a dor. O IDC foi aplicado em 688 adolescentes de ambos os sexos de 13 a 20 anos (média de idade de 15,6 anos), de duas escolas estaduais de Garibaldi/RS. Verificou-se que as regiões com maior prevalência de dor entre os escolares foram a lombar (46,6 %), os ombros (38,8 %) e os membros inferiores (37,1 %), sendo que a intensidade leve predominou nas três regiões. Houve maior frequência de dor na região lombar (46,9 %), com 17% dos adolescentes reportando referindo 1 a 4 vezes, seguido dos ombros (40,4 %), com 16,6 % dos adolescentes referindo dor de 1 a 4 vezes. Este tipo de informação é relevante, pois contribui no planejamento de ações educacionais e preventivas.

 

Descritores: Adolescente; Estudantes; Dor nas Costas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dervilo Selle Junior, UNISINOS

Graduado em Educação Física pela UNISINOS

Matias Noll, Instituto Federal Goiano – Campus Ceres

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é integrante do Grupo de Investigação da Mecânica do Movimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e revisor de vários periódicos científicos nacionais e internacionais.

Fabiana de Oliveira Chaise, Grupo Hospitalar Conceição

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Graduada em Fisioterapia pela UNISINOS


Cláudia Tarragô Candotti, UFRGS

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Graduada em Educação Física pela UFRGS

Marcelo La Torre, UFRGS, UCS

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Graduado em Educação Física pela UNISINOS

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Selle Junior, D., Noll, M., Chaise, F. de O., Candotti, C. T., & La Torre, M. (2015). PREVALÊNCIA DE DOR EM ADOLESCENTES ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DIURNO DO MUNICÍPIO DE GARIBALDI/RS. Saúde (Santa Maria), 41(2), 211–216. https://doi.org/10.5902/2236583415997