METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA CAPACITAÇÃO SOBRE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NEONATAL: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM FOCO

Autores

  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CPS-HCFMUSP).
  • Camila Aparecida Rodrigues Carriel Hospital Regional de Itanhaém.
  • Anna Maria Chiesa Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415623

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583415623

 

A morbimortalidade perinatal persiste e representa desafio para a garantia da qualidade do cuidado prestado em unidades de terapia intensiva neonatal. Objetivo: descrever e analisar os principais aspectos de uma capacitação sobre a humanização do cuidado no método-canguru com potenciais efeitos na qualidade da assistência. Método: trata-se da análise dos documentos produzidos durante oficinas de reedição baseado em metodologias ativas a partir do referencial donabediano de avaliação da qualidade. Resultados: Foram treinados 26 profissionais da assistência e da gestão hospitalar e foram registradas a redução de infecções hospitalares neonatais e a promoção do cuidado humanizado após 10 meses do término do processo educativo. Conclusão: oficinas de reedição representam estratégia adequada para a melhoria da qualidade do cuidado por meio da valorização dos conhecimentos dos próprios trabalhadores e do contexto no qual se inserem, fortalecendo a perspectiva da educação permanente baseada em metodologias ativas de ensino e de aprendizagem.

Descritores: Capacitação em Serviço; Humanização da Assistência; Gestão de Qualidade; Reorganização de Recursos Humanos; Método Canguru.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CPS-HCFMUSP).

Enfermeiro. Doutorando e Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Camila Aparecida Rodrigues Carriel, Hospital Regional de Itanhaém.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Neonatal e Pediátrica pela Universidade Nove de Julho (Uninove).

Anna Maria Chiesa, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Pina-Oliveira, A. A., Carriel, C. A. R., & Chiesa, A. M. (2015). METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA CAPACITAÇÃO SOBRE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NEONATAL: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM FOCO. Saúde (Santa Maria), 41(1), 249–254. https://doi.org/10.5902/2236583415623