JOVENS IRMÃOS DE AUTISTAS: EXPECTATIVAS, SENTIMENTOS E CONVÍVIO

Autores

  • Mayara Fernanda Cardoso Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP.
  • Maria de Fátima de Campos Françozo Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415338

Resumo

O autismo é um transtorno que apresenta grandes prejuízos desenvolvimentais, e, desta forma influencia de forma impactante a família . Poucos estudos abordam a influência na relação dos autistas com seus irmãos. Este estudo objetivou compreender a vivência de jovens irmãos de autistas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevista semiestruturada. Os participantes foram cinco jovens irmãos de autistas. A técnica de análise temática foi usada para categorização e discussão. As categorias identificadas foram: conhecimento sobre o autismo; relacionamento, sentimentos e preocupações em relação ao irmão com autismo; mudanças na vida familiar. Os resultados revelaram explicação insuficiente para os irmãos sobre o autismo e mudanças significativas na vida familiar.  Os participantes relataram deixar de realizar atividades sociais e vivenciar situações de preconceito, sendo uma preocupação, a necessidade de se responsabilizar pelo irmão no futuro. É fundamental o desenvolvimento de políticas voltadas para os irmãos de autistas.

 

Descritores: Transtorno Autístico; Irmãos; Relações Familiares.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Fernanda Cardoso, Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP.

Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação ´Prof. Dr. Gabriel Porto´, Faculdade de Ciências Médicas - Fonoaudiologia.

Maria de Fátima de Campos Françozo, Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, SP.

Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Cardoso, M. F., & Françozo, M. de F. de C. (2015). JOVENS IRMÃOS DE AUTISTAS: EXPECTATIVAS, SENTIMENTOS E CONVÍVIO. Saúde (Santa Maria), 41(2), 87–98. https://doi.org/10.5902/2236583415338