SIGNIFICADO E IMPACTO DA FUNÇÃO APOIO EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE EM SITUAÇÃO DE DESASTRE

Autores

  • Daniela Aline Kaufmann Seady UFSM
  • Manoela Fonseca Lüdtke UFSM
  • Vânia Maria Fighera Olivo UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583414625

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583414625

 

A Função Apoio é um dos principais dispositivos da Política Nacional de Humanização. Em situações de desastre torna-se ainda mais relevante. Logo após o desastre ocorrido em uma casa noturna na cidade de Santa Maria/RS, organizou-se o Grupo de Trabalho Atenção Básica e Redes (GT ABR), o qual realizou apoio às equipes de Atenção Básica. Este artigo objetiva analisar o significado e o impacto da Função Apoio enquanto estratégia de enfrentamento em situações de desastre. Foram entrevistados profissionais da saúde que atuaram na Atenção Básica e que receberam o apoio do Grupo de Trabalho. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, resultando na produção de cinco unidades de significado. Concluiu-se que o Grupo de Trabalho mostrou-se capaz de gerar reflexões no processo de trabalho, transformações nos modos de atuação profissional e articulação da rede de serviços, produzindo significativos impactos para o sistema de saúde.

Descritores: Apoio Social; Desastres Provocados pelo Homem; Atenção Primária à Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Aline Kaufmann Seady, UFSM

Fisioterapeuta e Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde com ênfase em Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família e Mestranda em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Manoela Fonseca Lüdtke, UFSM

Psicóloga e Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vânia Maria Fighera Olivo, UFSM

Enfermeira e Doutora em Administração (UFRGS) e docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Seady, D. A. K., Lüdtke, M. F., & Olivo, V. M. F. (2015). SIGNIFICADO E IMPACTO DA FUNÇÃO APOIO EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE EM SITUAÇÃO DE DESASTRE. Saúde (Santa Maria), 41(1), 165–174. https://doi.org/10.5902/2236583414625