ESTRATÉGIAS DE COMBATE À DENGUE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ivanise Brito da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Danielli Gavião Mallmann Universidade Federal de Pernambuco
  • Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583410955

Resumo

Este estudo objetivou analisar, na literatura, quais estratégias de educação em saúde estão sendo utilizadas para controle/combate da dengue no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE e LILACS e bibliotecas SCIELO e COCHRANE, por meio do cruzamento dos descritores Dengue e Educação em Saúde. Encontraram-se cinco publicações, das quais emergiram duas categorias temáticas: Modelos e estratégias usados na educação em saúde e Problemas identificados no processo de educação em saúde. Os programas de combate a dengue apresentam um modelo de educação verticalizada, tradicional, centrada no emissor, que utiliza estratégias pouco atrativas, havendo necessidade de mudanças nas práticas de educação vigentes, substituindo-as por uma forma que promova a participação comunitária. Os artigos apresentaram como solução para as falhas da educação em saúde o desenvolvimento de estratégias que priorizem a participação popular e que promovam um cuidado integral.

 

Descritores: Dengue; Educação em Saúde; Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanise Brito da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Danielli Gavião Mallmann, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Gestão Pública Municipal. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Silva, I. B. da, Mallmann, D. G., & Vasconcelos, E. M. R. de. (2015). ESTRATÉGIAS DE COMBATE À DENGUE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Saúde (Santa Maria), 41(2), 27–34. https://doi.org/10.5902/2236583410955

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)