INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM TESTES DE LEITURA E PSICOGÊNESE DE ESCOLARES

Autores

  • Shirley Holanda da Silva Rocha
  • José Fernando Vila Nova de Moraes Universidade Católica de Brasília (UCB) Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Isabela Almeida Ramos
  • Suliane Beatriz Rauber
  • Lílian Alves Pereira
  • Herbert Gustavo Simões
  • Carmen Sílvia Grubert Campbell

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583410629

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583410629

Objetivo: investigar a influência do desenvolvimento motor na aprendizagem da leitura e psicogênese em crianças de 7 a 9 anos. Metodologia: estudo transversal com 30 crianças de ambos os sexos, estudantes de uma escola da rede distrital de ensino da cidade de Ceilândia – DF. Foram aplicados testes motores e testes de leitura e psicogênese. Massa corporal, estatura, índice de massa corporal e pressão arterial também foram mensuradas. Resultados: o Teste Exato de Fisher revelou associações entre o nível de psicogênese e a escala de desenvolvimento motor, idade motora geral e quociente motor geral. A Correlação de Spearman associou significativamente o nível da psicogênese e a escala de desenvolvimento motor, idade motora geral e quociente motor geral. Ainda, a Correlação de Spearman também apontou associações significativas entre teste de leitura, a idade motora geral e o quociente motor geral. Conclusão: houve associação entre os aspectos motores e cognitivos nas crianças estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-23

Como Citar

Rocha, S. H. da S., Moraes, J. F. V. N. de, Ramos, I. A., Rauber, S. B., Pereira, L. A., Simões, H. G., & Campbell, C. S. G. (2014). INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM TESTES DE LEITURA E PSICOGÊNESE DE ESCOLARES. Saúde (Santa Maria), 40(1), 91–98. https://doi.org/10.5902/2236583410629