MANIFESTAÇÕES PSICOSSOMÁTICAS ASSOCIADAS À SÍNDROME DE BURNOUT REFERIDAS POR TRABALHADORES DE SAÚDE

Autores

  • Pollyna Bortholazzi Gouvêa Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Angela Rossaneis Docente do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583410060

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583410060

O trabalho na área da saúde tem causado grande desgaste físico e psicológico aos trabalhadores. Estes passam a desenvolver mecanismos de defesa manifestados através de reações físicas e psíquicas, acarretando o surgimento de novas enfermidades. Realizou-se um estudo descritivo e quantitativo com trabalhadores que atuam em um hospital de média complexidade. O objetivo foi descrever os sintomas físicos relatados pelos trabalhadores que apresentaram sinais da Síndrome de Burnout. Participaram da pesquisa 160 profissionais. Observou-se que todos que apresentavam sinais e sintomas da Síndrome de Burnout relataram a presença de sintomas físicos, sendo os mais frequentes: cefaleias, sentimento de cansaço mental, alterações de apetite, hipertensão e dificuldades com o sono. Estes sintomas podem ser graves e ter grande impacto negativo na vida pessoal e profissional dos portadores da síndrome. O diagnóstico precoce da Síndrome de Burnout possibilita uma intervenção mais rápida e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyna Bortholazzi Gouvêa, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Supervisora de Enfermagem do Hospital Santa Casa de Londrina.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Docente do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Mariana Angela Rossaneis, Docente do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Docente do Departamento de Enfermage da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2014-03-13

Como Citar

Gouvêa, P. B., Haddad, M. do C. L., & Rossaneis, M. A. (2014). MANIFESTAÇÕES PSICOSSOMÁTICAS ASSOCIADAS À SÍNDROME DE BURNOUT REFERIDAS POR TRABALHADORES DE SAÚDE. Saúde (Santa Maria), 40(1), 47–54. https://doi.org/10.5902/2236583410060

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)