Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Saúde (Santa Maria), ISSN 2236-5834, é a revista científica em formato online publicada em fluxo contínuo pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como objetivo divulgar a produção científica na área da saúde. Nela são publicados artigos originais, de revisão, editoriais, relatos de caso, de experiências, cartas ao editor e comunicações breves.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nota Prévia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Carta ao Editor

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Qualquer manuscrito encaminhado para avaliação a revista Saúde (Santa Maria) deve ser original e, ou parte dele, não deve estar em avaliação em qualquer outro periódico. Portanto, devem ser enviados exclusivamente à Revista Saúde (Santa Maria) não sendo permitida a apresentação simultânea a outro periódico, quer na íntegra ou parcialmente, exceto resumos ou relatórios preliminares publicados em anais de reuniões científicas.

Os manuscritos enviados a revista Saúde (Santa Maria) serão submetidos a avaliação duplo cega por pares estão sujeitos a avaliação através de ferramentas para detectar plagio, duplicação ou fraude. Quando estas situações forem identificadas, o editor contatará os autores e suas instituições, comunicando, e os autores receberão recusa imediata do manuscrito. Se o Editor não estiver ciente desta situação previamente a publicação, o artigo será retratado na próxima edição da a revista Saúde (Santa Maria).

 

Periodicidade

A Revista Saúde (Sta Maria) passou a ter periodicidade de fluxo contínuo em junho de 2020. Sendo assim, uma edição por ano.

 

Política de Acesso Livre

O periódico  oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Portanto faz parte da Rede Cariniana que consiste em um serviço de preservação digital de periódicos eletrônicos brasileiros , coordenado pelo IBICT. Para maiores informações acesse http://cariniana.ibict.br/index.php/preservacao-de-documentos-digitais/periodicos-eletronicos.

Saiba mais...