A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA ERA DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA ACERCA DOS DIREITOS DO AUTOR E A SUA (IN)ADEQUAÇÃO À ATUAL SOCIEDADE EM REDE.

Autores

  • Marina de Bem Casanova Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurício Arpini Quintana Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198136948840

Resumo

Em meio ao século XV, Johannes Gutenberg inventava a prensa móvel e, com ela, a possibilidade de que fossem realizadas incontáveis réplicas das obras. Surgia, assim, a necessidade de uma maior proteção dos direitos do autor, não por mera questão de vanglória, mas, também, pela justeza na extração de valor econômico do trabalho. Posteriormente, em 1969, com a invenção da primeira rede de computadores, a possibilidade de replicação de obras foi catapultada para um nível até então inimaginável. Não obstante tudo isso, a legislação autoral, essencialmente internacional, não apresentou grandes mudanças ao longo dos anos. Dessa forma, este artigo pretende demonstrar, por meio de um método hipotético-dedutivo, a parcial obsolescência do tratamento legal despendido aos direitos autorais, uma vez que o rigor excessivo na proteção do autor termina gerando dificuldades não só ao acesso à cultura, mas também à própria criação e desenvolvimento de novas ideias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina de Bem Casanova, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do curso de direito.

Maurício Arpini Quintana, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do curso de direito.

Downloads

Publicado

30-07-2013

Como Citar

Casanova, M. de B., & Quintana, M. A. (2013). A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA ERA DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA ACERCA DOS DIREITOS DO AUTOR E A SUA (IN)ADEQUAÇÃO À ATUAL SOCIEDADE EM REDE. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 8(1), 74–90. https://doi.org/10.5902/198136948840

Edição

Seção

Artigos científicos