LIMITES DO PODER DIRETIVO DO GESTOR NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DE CASOS DE ASSÉDIO MORAL E PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369437184

Palavras-chave:

assédio moral, assédio profissional, dignidade humana

Resumo

Essa investigação objetiva, em nível geral, identificar uma possível relação entre as modalidades de assédio (moral e profissional) e as agressões mais frequentes albergadas em cada uma delas. Secundariamente, visa classificar os casos de assédio analisados a partir de suas características distintivas, com vistas a mapear, organizar e categorizar as agressões mais recorrentes. O levantamento, de natureza qualitativa, com finalidade exploratório-descritiva, toma por base situações jurídicas de assédio levadas aos tribunais (alegações e depoimentos). Os resultados revelam indícios inequívocos de correlação entre as modalidades de assédio e as agressões mais recorrentes (padrão de configuração). Igualmente, estabelece diferenças objetivas entre o assédio moral e aquele profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yumara Lúcia Vasconcelos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora associada do curso de Administração da UFRPE e docente permanente do PPGDH/UFPE - Programa de pós-graduação em Direitos Humanos. 

Criadora e editora - gerente do periódico "Interdisciplinaridades no mundo do trabalho"

Líder dos grupos de pesquisa (CNPQ): GEPDH - Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos / UFRPE e GEPM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Investigação Científica / UFRPE

Rafaela Maria José Bertino, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco e Professora na UniSãoMiguel. Mestre em Controladoria pela UFRPE e bacharel em Ciências Contábeis.

Integrante do grupo de pesquisa (CNPQ): Estudos multidisciplinares em Contabilidade e Cultura.

Downloads

Publicado

22-04-2021

Como Citar

Vasconcelos, Y. L., & Bertino, R. M. J. (2021). LIMITES DO PODER DIRETIVO DO GESTOR NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DE CASOS DE ASSÉDIO MORAL E PROFISSIONAL. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 15(3), e37184. https://doi.org/10.5902/1981369437184

Edição

Seção

Artigos científicos