HERMENÊUTICA FLEXÍVEL E DISCRICIONARIEDADE JUDICIAL

Autores

  • Eduardo Augusto Salomão Cambi UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
  • Luna Stipp Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369421193

Palavras-chave:

Hermenêutica jurídica, Discricionariedade, Decisão judicial, Fundamentação, Segurança jurídica,

Resumo

O artigo tem como propósito discutir a discricionariedade judicial na aplicação dos princípios jurídicos, no contexto da modernidade líquida. O artigo procura, por meio do método de revisão bibliográfica, demonstrar as consequências e perigos na utilização de métodos interpretativos desvinculados do sistema normativo preestabelecido

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto Salomão Cambi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Pós-doutor em Direito pela Università degli Studi di Pavia. Doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Paranaense (UNIPAR). Promotor de Justiça no Estado do Paraná. Assessor da Procuradoria Geral de Justiça do Paraná. Membro colaborador da Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Coordenador Nacional do Projeto João Cidadão de Educação em Direitos Humanos do CNMP. Coordenador Estadual do Movimento Paraná Sem Corrupção. Coordenador Estadual da Comissão de Prevenção e Controle Social da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná. Diretor Financeiro da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR). Diretor de Pesquisa do Instituto Paranaense de Direito Processual. Foi assessor de Pesquisa e Política Institucional da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (2012-2014).

Luna Stipp, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.Advogada.Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UNIDERP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa "Democracia e Direitos Fundamentais" e "A Eficácia dos Direitos Fundamentais no Brasil".

Referências

ARRONE, Ricardo. Por uma nova hermenêutica dos direitos reais limitados. Rio de Janeiro: Renovar. 2001.

BAUMAN, Zygmunt .Modernidad Líquida.Buenos Aires:Fondo de Cultura Economica, 2002.

____________.Globalização: As conseqüências humanas. Traducao Marcus Penchel .Rio de Janeiro: Zahar,1999

BOBBIO Noberto. Teoria do Ordenamento Jurídico. Tradução de Ari Marcelo Solon. São Paulo: EDIPRO,2011.

BOBBIO, Noberto. A era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Elsevier, 2004.

CAMBI, Eduardo; MARGRAF, Alencar Frederico. Casuísmos judiciários e precedentes judiciais. Revista de processo, vol. 248, out./2015.

CAMBI. Eduardo. Processo constitucional e democracia. In: Direito constitucional brasileiro. Organização do Estado e dos Poderes. Vol. II. Coord. Clèmerson Merlin Clève. São Paulo: RT, 2014.

_______. Neopositivismo e Neoconstitucionalismo. Direitos fundamentais, políticas públicas e protagonismo judiciário. São Paulo: Almedina. 2016.

SILVEIRA, Denis Coitinho. O papel da razão pública na teoria da justiça de Rawls. Filosofia Unisinos, vol. 10, jan./abr. 2009.

¬¬DWORIN, Ronald. Levando o direito a sério.São Paulo: Martins Fontes. 2011.

FALCÃO, João Emílio. Entrevista ao Jornal da Constituinte, no 63, caderno 1. 5 out. 1988.

GRAU, Eros Roberto. Porque tenho medo dos juízes (a interpretação/aplicação do direito e os princípios). São Paulo: Malheiros, 2013.

GUTEMBERG, Luiz. Mapa geral das idéias e propostas para a nova Constituição. Brasília: Ministério da Justiça/ Fundação Petrônio Portella, 1987

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. 2ª ed. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

______.A inclusão do outro.Tradução George Sperber. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

HARTH, Hebert L.A. O conceito de direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,2001.

IKAWA, Daniela R. Hart, Dworkin e discricionariedade.Luanova, nº 61— 2004.

LIMA, Tadeu Augimeri Goes de. Neoconstitucionalismo: um breve panorama.Argumenta Journal Law, Jacarezinho PR. 2015.

MACHADO. EdinilsonDonisete. Ativismo Judicial. Letras Jurídicas. São Paulo:2012.

MARTIN, Andreia Garcia; PIGNATARI, Nínive Daniela Guimaraes. A decisão Judicial sob a perspectiva do princípio da prevalência dos direitos humanos: A humanização da hermenêutica judicial. Birigui: Boreal, 2012.

MONCLAIRE, Stéphane. As grandes características do último processo constituinte brasileiro. Revista de informação legislativa, v. 45, n. 179, p. 277-295, jul./set. 2008.

RAWLS, John. O liberalismo político. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. Brasília: Editora Ática, 2000.

RIBEIRO, Ronaldo Paixão. Maintenant, à lafindutunnel, brillelalumière. Entrevista ao Jornal da Constituinte. no 63, caderno 1. 5 out. 1988.

ROHMANN, Chris. O Livro das ideias: pensadores, teorias e conceitos que formam nossa visão de mundo. Rio de Janeiro: Campus,2000.

SCHLEIERMACHER, Friedrich D.E. Hermenêutica- Arte e técnica da interpretação. Petrópolis,RJ:Vozes; SP:Editora Universitária São Francisco,2012.

SCHNAID, David. Filosofia do direito e interpretação. São Paulo: RT, 2004.

SILVA, Ovídio Araújo Baptista da. Processo e Ideologia: o paradigma racionalista.2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

STRECK, Lênio Luiz. Hermenêutica juridical e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

_______. O que é isto – decido conforme minha consciência?4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2013.

_______. Constituição ou barbárie? – a lei como possibilidade emancipatória a partir do estado democrático de direito. Disponível em < https://ensaiosjuridicos.files.wordpress.com/2013/04/constituic3a7c3a3o-ou-barbc3a1rie-e28093-a-lei-como-possibilidade-lenio.pdf > acessado em 23.01.2016.

VIAL, Sophia martini. O fenômeno da codificação e da recodificação no Direito Privado. Irevista de direito privado, vol. 64, out./dez. 2015.

ZAGREBELSKY, Gustavo. Il diritto mite. Turim: Einadi, 1992.

_______. La ley e su justicia. Tres capítulos de justicia constitucional. Itália, 2007.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Precedentes e Evolução do Direito.In: Direito Jurisprudencial. Coord. Teresa Arruda Alvim Wambier. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

Downloads

Publicado

28-06-2016

Como Citar

Cambi, E. A. S., & Stipp, L. (2016). HERMENÊUTICA FLEXÍVEL E DISCRICIONARIEDADE JUDICIAL. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 11(1), 304–319. https://doi.org/10.5902/1981369421193

Edição

Seção

Artigos científicos