AS TEORIAS DA JUSTIÇA: UM CONTRAPONTO ENTRE AS CONCEPÇÕES DE JOHN RAWLS E ROBERT NOZICK

Autores

  • Maria Fernanda Soares Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros/MG
  • Maria da Luz Alves Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros - MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369421015

Palavras-chave:

Teorias da Justiça. Libertarianismo. Justiça Distributiva. Justiça como Equidade.

Resumo

Este artigo possui o escopo de apresentar e analisar as teorias da Justiça propostas nas obras “Uma teoria da Justiça” de John Rawls e “Anarquia, Estado e Utopia” de Robert Nozick, fazendo um contraponto entre os conceitos e aplicabilidade das teorias propostas por esses dois grandes autores. Nozick e Rawls são filósofos norte-americanos com inquestionável legado na Filosofia Política contemporânea, os quais, em suas obras, debatem e apresentam seus conceitos e compreensões acerca das teorias da Justiça e sua aplicação nas sociedades democráticas contemporâneas, contrapondo-se um com o outro. Para desenvolvimento do artigo foi utilizada como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, ou seja, trata-se de uma análise da concepção de justiça nos dois autores supracitados, no âmbito da filosofia política, objetivando realizar um contraponto entre as duas teorias e relacionando com as expressões da questão social no Brasil na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Soares Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros/MG

Mestranda no Programa de Pós­Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011) e pós­graduação em Direito Constitucional Aplicado com capacitação para o Ensino no Magistério Superior, pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2013). É Advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 132.889, Seção Minas Gerais. É professora Orientadora de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na Funorte, nos cursos de Direito e Serviço Social e ministra as disciplinas Legislação em Serviço Social e Direitos Humanos no Brasil no curso de Serviço Social. Presta Consultoria Jurídica para empresas, foi Assessora Jurídica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Capitão Enéas/MG, e o é, atualmente, da Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Prefeitura de Montes Claros/MG,  na  qual  compõe  equipe  de  Supervisão  Técnica  das  Unidades  de  Acolhimento  Institucional  da  Proteção  Social  Especial  de  Alta Complexidade. Em 2015 foi nomeada Conselheira e Primeira­Secretária do Conselho Municipal de Assistência Social da cidade de Montes Claros.

Maria da Luz Alves Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros - MG

Doutora em Ciências Humanas e Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social Stricto Sensu da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Referências

BRAGA, Raphael Brasileiro. Robert Nozick e sua Teoria Política: Uma alternativa viável à proposta de John Rawls? Revista Intuitio. Porto Alegre, v.2, n. 3. Nov, 2009.

BRESOLIN, Keberson; CICHOWSKI, Vicente Cougo. Sobre o Conceito de Justiça em John Rawls e Robert Nozick. Clareira, vol. 1, n. 2. Ago/Dez, 2014.

DOMINGOS, Terezinha Oliveira. A teoria da Justiça. Revista do Curso de Direito, v. 4, n. 4, 2007, p. 01-20. Disponível em <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/RFD/article/viewFile/526/%20524>. Acesso em: 07 dez. 2015

FIGUEIRA, Vasco; GARCIA, Hugo. John Rawls. Disponível em http://www.liberal-social.org/john-rawls. Acesso em: 02 dez. 2015.

GALINDO, Cleusy Araújo. A Teoria da Justiça de John Rawls e a problemática argumentativa e principiológica entre a igualdade de oportunidades e a distribuição de riquezas. Revista Eletrônica Intr@ciência, ed. 5, 2012. Disponível em: <http://www.faculdadedoguaruja.edu.br/revista/downloads/edicao52012/ artigo08_aTeoriaJusticaJohnRawlsProblematicaArgumentativaPrincipiologica.pdf>. Acesso em 10 dez. 2015.

GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri (org). Dicionário Técnico Jurídico. 8. ed. São Paulo: Rideel, 2006.

MICHAELIS. Dicionário. Disponível em:<http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/ index.php? lingua=portugues-portugues&palavra=justi%E7a>. Acesso em: 02 dez. 2015.

MONTORO, André Franco. Introdução à ciência do Direito. 26 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e Utopia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1991.

QUINTANILHA, Flavia Renata. A concepção de justiça de John Rawls. Intuitio, Porto Alegre v. l.3, n. 1. Jun, 2010.

RAWLS, John. Uma teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SANTOS TERCEIRO, Ivanildo. Um pequeno guia para Robert Nozick. Disponível em <http://epl.org.br/2014/12/18/um-pequeno-guia-para-robert-nozick/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.

THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. John Rawls: a economia moral da justiça. Sociedade e Estado, v. 26, n. 3. Set/Dez, 2011.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

Fonseca, M. F. S., & Ferreira, M. da L. A. (2016). AS TEORIAS DA JUSTIÇA: UM CONTRAPONTO ENTRE AS CONCEPÇÕES DE JOHN RAWLS E ROBERT NOZICK. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 11(2), 601–617. https://doi.org/10.5902/1981369421015

Edição

Seção

Artigos científicos