TEORIA SOCIAL E MEIO AMBIENTE: REFLEXÕES A PARTIR DAS MOTIVAÇÕES DE CONSTITUIÇÃO DE UM BOSQUE URBANO

Autores

  • Felipe Bueno Amaral Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • José Luiz Fernandes Cerveira Filho Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369420182

Resumo

Este artigo se insere nas reflexões socioambientais contemporâneas que partem das contribuições da teoria da ação e da racionalidade desde Max Weber. Neste estudo nos debruçamos no processo de constituição de um bosque urbano dentro de uma região de casas de alto padrão, de um pequeno município da região metropolitana de Curitiba, PR, com interesse de perseguir e compreender as motivações desta constituição. Com esse intento, a pesquisa foi realizada num período de dois meses, onde frequentamos o bosque e entrevistamos a comunidade do entorno e também os organismos da prefeitura do município, relacionados a construção e manutenção de parques, praças e bosques. Foi possível perceber que dentre as múltiplas motivações da constituição do bosque estudado, a principal delas resultou de um conflito social entre dois grupos, entre indivíduos que utilizavam o bosque de modo distinto. Através disso constatou-se que as noções de natureza e meio ambiente, estão diminuídas ante outras noções como segurança e legislação, e sobretudo, que o meio ambiente não está descolado das ações dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Bueno Amaral, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É graduado em Gestão Ambiental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Mestre em Sociologia pela UFPR.

José Luiz Fernandes Cerveira Filho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi Coordenador do Programas de Pós-Graduação em Meio-Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (PPGMADE/UFPR), onde atualmente é professor e pesquisador. Também atua no Departamento de Ciências Sociais (DECISO) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSocio). Tem experiência em trabalhar a interdisciplinaridade entre as áreas de Energia, Ambiente e Sociedade, em contexto rural e urbano, através, principalmente, das contribuições advindas das Sociologias Rural e Ambiental e das Políticas Públicas Ambientais, com ênfase nos seguintes temas: ruralidades e ambiente, relação energia-ambiente-sociedade, conflitos socioambientais rurais, agroenergia, geração distribuída, biocombustíveis, recursos hídricos, saneamento e mobilidade.

Referências

BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernidade reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

BONET, Otavio. Interações e malhas para pensar os itinerários de cuidado: a propósito de Tim Ingold. Sociologia & Antropologia. Rio de Janeiro, 2014.

FLEISCHMANN, Eugène (2001). De Weber à Nietzsche. European Journal of Sociology, 42, pp 243-292 doi:10.1017/S0003975600008249

FLORIANI, Dimas. Conhecimento, meio ambiente & globalização. Curitiba: Juruá, 2010.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. 3º. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

INGOLD, Tim. Being Alive: essays on movement, knowledge and description. Londres: Routledge, 2011.

KALBERG, Stephen. Max Weber: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001

WEBER, Max. Conceitos Básicos de Sociologia. São Paulo: Centauro, 2010.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UNB, 1991.

Downloads

Publicado

17-12-2015

Como Citar

Amaral, F. B., & Cerveira Filho, J. L. F. (2015). TEORIA SOCIAL E MEIO AMBIENTE: REFLEXÕES A PARTIR DAS MOTIVAÇÕES DE CONSTITUIÇÃO DE UM BOSQUE URBANO. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 10(2), 815–838. https://doi.org/10.5902/1981369420182

Edição

Seção

Artigos científicos