O Realismo Imaginário das Primeiras Fotografias de Guerra

Autores

  • Adriana Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482186

Palavras-chave:

Fotografia, Guerra, Criméia, Secessão

Resumo

A fotografia como imagem técnica trouxe a ilusão de que nada poderia interferir entre a câmara e o objeto fotografado. Para isso, são apresentadas reflexões de autores como Susan Sontag sobre o condicionamento do olhar fotográfico e as prováveis sensações propiciadas pelas imagens de guerra na sociedade envolvida nos conflitos. O estudo remonta ao primeiro conflito armado que foi documentado em fotos que se tem notícia: a Guerra da Criméia. Pioneiros da fotografia de guerra são citados, tais como Roger Fenton, Karl Baptist von Szathmari, Gilbert Elliott e Richard Nicklin, tendo o primeiro, papel fundamental na tarefa, patrocinada pela coroa britânica, de acalmar a opinião pública sobre o conflito. Já na Guerra de Secessão, o telégrafo tornou-se peça fundamental no desenvolvimento do conflito. As imagens desta guerra chocaram a sociedade à época por expor corpos no campo de batalha, mas ao mesmo tempo, foram consideradas verdadeiras, ou segundo o fotógrafo Mathew Brady, o olho da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Ferreira

Mestre em Artes Visuais (2008) e bacharel em Belas Artes (2003), Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

ADAMS, KEITH (org). British Military History Collections: 1801, 1945. Disponível em: http://www.bl.uk/collections/warfare1.html. Acesso em: 30 mai. 2007.

ASSOCIATED Press. Disponível em: http://www.ap.org/pages/about/about.html. Acesso em: 29 mai. 2007.

FABRIS, Annateresa. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1991.

FENTON, Roger; GERNSHEIM, Helmut; GERNSHEIM, Alison. Roger Fenton: photographer of the Crimean war: his photographs and his letters from the Crimea. London: Secker & Warburg, 1954.

GARDNER, Alexander. Gardner’s photographic sketchbook of the american civil war, 1861-65. New York: Delano Greenidge Editions, 2001.

GERNSHEIM, Alison; GERNSHEIM, Helmut. Historia gráfica de la fotografía. Barcelona: Omega, c1966.

HUMPREY, S. D. Humphrey's Journal of the daguerreotype & photographic arts. Am erican hand book of the daguerreotype. New York. Disponível em:

http://stason.org/TULARC/recreation/photography/daguerreotype/64-Humphrey-S- Journal-Of-The-Daguerreotype-Photographic-A.html. Acesso em: 04 jun. 2007.

PASTORE, John O; CAJADO, Octavio Mendes. A história das com unicações: da luz de lanterna ao Telstar. São Paulo: Cultrix, 1966.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

VÁRIOS. Fotografia: Manual completo de arte e técnica. 3 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1981.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Ferreira, A. (2010). O Realismo Imaginário das Primeiras Fotografias de Guerra. Revista Digital Do LAV, 2(2), 142–161. https://doi.org/10.5902/198373482186