O Perfil do Professor de Artes Visuais em Portugal (1860-actualidade): ilações para o futuro

Autores

  • Ana Tudela Lima de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482165

Palavras-chave:

Formação de Professores de Artes Visuais, Perfil do Professor de Artes Visuais, Professor de Artes Visuais, Formação de Professores, Ensino das Artes Visuais

Resumo

Novos paradigmas, novas práticas? A Formação de Professores de Artes Visuais na Contemporaneidade: estudo comparativo. Assim, num primeiro momento, são apresentados os principais perfis de professor de Artes Visuais, estabelecendo-se uma relação entre a sua formação artística e pedagógica e as práticas educativas desenvolvidas; e, num segundo momento, são expostas as actuais preocupações relativas à Formação de Professores de Artes a nível internacional. Estas preocupações são finalmente transpostas para o panorama português e, numa escala mais alargada, para o panorama ibero-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Tudela Lima de Sousa

Mestre em Educação Artística pela Faculdade de
Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Actualmente, desenvolve investigação de doutoramento no âmbito da Formação de Professores de Artes Visuais

Referências

COUTINHO, Rejane (2002), “A formação de professores de Arte”, in

BARBOSA, Ana Mae (org.), Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte, São Paulo: Cortez Editora, pp. 153-159.

DAY, Michael (1997), “Preface”, in DAY, Michael (ed.) – Preparing Teachers of Art, Reston: National Art Education Association, p. IX-XVI.

DAY, Michael (1997) – Preparing Teachers of Art, Reston: National Art Education Association.

DIBLASIO, Margaret (1995), “Certification and Licensure Requirements for Art Education: Comparison of State Systems” (paper), The Sundance Symposium onImproving Art Teacher Preparation, Provo, Utah.

DIBLASIO, Margaret (1997), “Certification and Licensure Requirements for Art Education: Comparison of State Systems”, in

DAY, Michael (ed.) – Preparing Teachers of Art, Reston: National Art Education Association, pp. 73-100.

EFLAND, Arthur (1979), “Conceptions of teaching in art education”, in Art Education, vol. 32, n.º 4, pp. 21-32.

EFLAND, Arthur (1993), “Teaching and Learning the Arts”, Symposium: The Nature of Learning and Expertise in the Visual Arts: Some Considerations for Preparing Future Teachers, in Arts Education Policy Review, vol. 94, n.º 5, pp. 26-29.

EFLAND, Arthur (1995), “Change in the Conceptions of Art Teaching”, in NEPERUD,

Ronald W. (ed.) – Context, content and community in Art Education: beyond post modernism, New York: Teachers College Press, pp. 25-40.

FERREIRA-ALVES, José e GONÇALVES, Óscar (2001), Educação Narrativa do Professor, Coimbra: Quarteto Editora.

HUTCHENS, James (1997), “Accomplishing Change the University: Strategies for Improving Art Teacher Preparation”, in DAY, Michael (ed.) – Preparing Teachers of Art, Reston: National Art Education Association, pp. 139-153.

RICHTER, Ivone Mendes (1994), “Brazilian Perspectives on Art Teachers Education”, in InSea News, p. 18.

RICHTER, Ivone Mendes (1996), “Análise Comparativa sobre a Formação do Professor de Artes Visuais em Universidades do Canadá, Inglaterra, Alemanha e Brasil” (paper), Congresso Nacional de Professores de Artes Plásticas, São Paulo.

SOUSA, Ana Tudela Lima de (2007) – A formação dos professores de Artes Visuais em Portugal. Dissertação de Mestrado em Educação Artística, sob a orientação dos Professores Doutores João Pedro Fróis e Margarida Calado, apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

ZEICHNER, Kenneth (1983), “Alternative paradigms of teacher education”, in Journal of Teacher Education, vol. 34, n.º 3, pp. 3-9.

ZIMMERMAN, Enid (1994), “Current research and practice about pre-service visual art specialist teacher education”, in Studies in Art Education, vol. 35, nº 2, pp. 70-79.

ZIMMERMAN, Enid (1997), “Whence Come We? What Are We? Whither Go We? Demographic Analysis of Art Teacher Preparation”, in DAY, Michael (ed.) – Preparing Teachers of Art, Reston: National Art Education Association, pp. 27-44.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Sousa, A. T. L. de. (2010). O Perfil do Professor de Artes Visuais em Portugal (1860-actualidade): ilações para o futuro. Revista Digital Do LAV, 1(1), 032–044. https://doi.org/10.5902/198373482165