Um pouco mais sobre as imagens visuais na educação e na cultura visual contemporâneas

Autores

  • Aldo Victorio Filho UERJ
  • Maria Lia Gauterio Conde Pinto

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734831725

Palavras-chave:

Imagem visual, Ensino das artes visuais, Cultura visual

Resumo

Este artigo foi concebido para ser mais uma contribuição à atualização e fortalecimento da reflexão sobre a imagem visual na contemporaneidade no âmbito do ensino das Artes Visuais na Educação básica.  Ou seja, seus principais significados e seus mais destacados aproveitamentos e riscos à formação escolar. O esforço aqui contido é motivado pela necessidade de avançar na elucidação das relações entre a Arte e o universo imagético, problematização indispensável à aludida reflexão sobre a imagem visual pelo viés da fotografia e o ensino das Artes Visuais no fluxo contemporâneo da Cultura Visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Victorio Filho, UERJ

Graduado em Gravura pela Escola de Belas Artes UFRJ e Licenciado em Educação Artística. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor visitante da Facultad de Belles Arts da Universitat de Barcelona Professor associado, Coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais Docente do Programa de pós-graduação em Artes - PPGARTES e do Programa de pós-graduação em Educação - PROPED ambos da UERJ Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte: Linha de Pesquisa Juventude Líquida: estética/educação/acontecimento - UERJ/UFRRJ; Coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico : Laboratório de Ensino da Arte (Instituto de Artes da UERJ) e Projeto Saúde e Arte (Unidade de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ) Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cotidiano Escolar e Currículo - UERJ, Linha de Pesquisa Práticas curriculares cotidianas e emancipação social e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação - UFG. Bolsista "Jovem cientista do nosso estado" FAPERJ e Procientista UERJ

Maria Lia Gauterio Conde Pinto

Possui Especialização e Mestrado em Ensino da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e Pós-graduação em Fotografia - imagem, memória e comunicação pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2013). Possui graduação em Fotografia pela Universidade Estácio de Sá (2008) e graduação em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora de Artes Visuais - Colégio Pedro II, Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais e História da Arte

Referências

HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MAFFESOLI, Michel. Homo Eroticus: comunhões emocionais. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

MARTEL, Jean-François. Vindicación del arte en la era del artifício. Girona, ES: Ediciones Atlanta, 2015.

MIRZOEFF, Nicholas. How to see the world. London: Penguin Randon House, 2015.

________________. An Introduction to Visual Culture. Florence, KY, EUA: Routledge Taylor&Francis Group, 2009.

MITCHELL, William John Thomas. Cloning Terror: The War of Images, 9/11 to the Present. Chicago: University Of Chicago Press, 2011.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WALKER, John A; CHAPLIN, Sarah. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Octaedro, 2002.

WULF, Christoph; GEBAUER, Gunter. Mimese na cultura: agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2013.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Victorio Filho, A., & Pinto, M. L. G. C. (2018). Um pouco mais sobre as imagens visuais na educação e na cultura visual contemporâneas. Revista Digital Do LAV, 11(1), 179–191. https://doi.org/10.5902/1983734831725

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.