O ‘espaço’ da arte contemporânea em contextos educativos: confluências e interferências sócio-culturais

Autor/innen

  • Kelly Bianca Clifford Valença

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482198

Schlagworte:

Arte contemporânea, Ensino de arte, Cultura visual

Abstract

Este trabalho investiga o modo como seis alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), compreendem e se relacionam com imagens da arte contemporânea como objeto de ensino. Inspirada na minha observação sobre a resistência ao uso destas imagens em salas de aula, esta pesquisa se configura como uma mostra de dados que constrói uma trama de opiniões que ora se entrecruzam, ora divergem, mas, sobretudo, refletem questões pedagógicas e sócio-culturais naturalizadas nas compreensões e concepções destes futuros professores. Uma metodologia qualitativa desenvolvida através de entrevistas individuais e grupos focais orientou esta investigação que considera imagens, falas, silêncios, gestos e reações como partes integrantes de uma análise crítica e construtiva de relatos que dialogam com a cultura visual.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Kelly Bianca Clifford Valença

Professora efetiva da Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

Literaturhinweise

COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e geral. São Paulo: Saraiva, 2007.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Ivonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

EFLAND, A.; FREEDMAN, K.; STUHR, P. Teoria Posmoderna: Cambiar concepciones del arte, la cultura y la educíon. In: La educación en el arte posmoderno. Barcelona: Paiós, 2003, pp.39-98.

HERNÁNDEZ. Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: GASKELL, George e BAUER, Martin. Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2004, pp. 64-113.

MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA, Marilda (org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Editora da UFSM, 2007a, pp. 18-40.

MARTINS, Raimundo. Porque e como falamos da cultura visual? Visualidades - Revista do programa de Mestrado em Cultura Visual. Goiânia, v. 4, n. 1 e 2, pp. 65-79, dez. 2007b.

OLIVEIRA, Marilda; FREITAG, Vanessa. A produção contemporânea como espaço de conflito no ensino de artes. Raimundo Martins (Org.). Visualidade e Educação. Goiânia: FUNAPE/Programa de Pós Graduação em Cultura Visual, n. 3, pp. 117-130, 2008.

RICHTER, Ivone. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

ROUGE, Isabelle de Maison. A arte contemporânea. Lisboa: Inquérito, 2003.

THISTLEWOOD, David. Arte contemporânea na educação: construção, dês-construção, re-construção, reações dos estudantes britânicos e brasileiros ao contemporâneo. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte educação contemporânea: consonâncias internacionais. Tradução: Martin Grossmann e Maria Inês Amoroso. São Paulo: Cortez, 2005, pp. 113 -125.

VALENÇA, Kelly. Arte contemporânea na formação de professores: um estudo com alunos da Licenciatura em Artes Visuais da UFG. 2009. 113 p. Dissertação (Mestrado em Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.

VICENTINO. Cláudio. História geral. São Paulo: Scipione, 2002.

Veröffentlicht

2010-10-25

Zitationsvorschlag

Valença, K. B. C. (2010). O ‘espaço’ da arte contemporânea em contextos educativos: confluências e interferências sócio-culturais. Revista Digital Do LAV, 4(4), 001–011. https://doi.org/10.5902/198373482198