Instalações artísticas: observar, criar e transformar

Autores

  • Ítalo Butzke NEI Paulistinha - Unifesp
  • Daves Otani Escola Superior de Artes Célia Helena

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865450

Palavras-chave:

Instalação direta, Instalação indireta, Educação infantil, Processo criativo.

Resumo

Este artigo tem o intuito de cunhar os conceitos instalação direta e indireta na educação infantil. No âmbito geral, o texto problematiza os espaços comuns escolares, além de levantar reflexões acerca da contribuição das instalações artísticas no desenvolvimento infantil. Por fim, é feito um estudo de caso, a fim de apontar a presença das instalações diretas e indiretas no ambiente escolar, bem como caracterizá-las. Com isso, espera-se que a explanação dessas ideias sirva como convite para refletir sobre a criação desses ambientes e a sua importância no repertório das crianças.


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Biografia do Autor

Ítalo Butzke, NEI Paulistinha - Unifesp

Mestrando em Artes da Cena no Célia Helena, especialista em Contação de História pela Casa Tombada e graduado em Educação Artística. É Artista-educador no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha - UNIFESP. Membro do Grupo de pesquisa Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da(s) Infância(s) (CRIEI) e do Núcleo de Educação e Estudos da Infância, do Departamento de Ciências Humanas e Educação, ambos da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Além disso, integra o Grupo de Pesquisa sobre e com bebês, crianças e infâncias - Acriançar, do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha - Universidade Federal de São Paulo.

Daves Otani, Escola Superior de Artes Célia Helena

Ator, professor e diretor teatral. Doutor (2012) em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Interpretação Teatral, mestre em Artes (2005) e bacharel em Artes Cênicas pela mesma universidade (1996). Atualmente é coordenador de graduação e coordenador geral de pós-graduação lato sensu da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde também atua como docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Artes da Cena, tendo colaborado da criação do curso e coordenado o período de implantação. Desde 2010, é professor da mesma instituição no curso de bacharelado em Teatro, onde atua nas disciplinas Jogos e Pedagogia Teatral e Interpretação. É responsável pelo Módulo Fundamentos da Direção e Atuação na "Pós-graduação/ Especialização em Direção e Atuação" e orienta trabalhos de conclusão de curso prático-teóricos em pós-graduações lato sensu e em iniciações científicas na graduação. Deu aulas de Teatro, de 2001 a 2004, no Acadêmico-COC/ Limeira, para alunos de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio. Lecionou em escolas públicas de teatro ligadas ao Projeto Social Vizinho Legal Cultura (2008/2010). Atuou no grupo de pesquisa cênica Boa Companhia, onde trabalhou por mais de 20 anos como ator e gestor, também como iluminador e professor em workshops e cursos ligados a linguagem do grupo; atuou e dirigiu, em parceria com Eduardo Osorio, o espetáculo "Portela, Patrão; Mário, Motorista" (2009), produzido pela Boa Companhia. Atuou no espetáculo "Primus" (1999) por 17 anos. Com a Boa Companhia esteve em diversos Estados do Brasil e no exterior (Cuba, Portugal, Alemanha, Rússia, Inglaterra, Marrocos).Em 2017, dirigiu "Receita para Morrer em Oito dias", com a Companhia Zero Zero.Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação e Improvisação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação, atuação, espetáculo teatral, e pedagogia teatral.

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Publicado

2021-12-27 — Atualizado em 2022-01-31

Versões

Como Citar

Butzke, Ítalo, & Otani, D. (2022). Instalações artísticas: observar, criar e transformar. Revista Digital Do LAV, 14(3), 48–66. https://doi.org/10.5902/1983734865450 (Original work published 27º de dezembro de 2021)