A Oficina de Criatividade: um modelo para a educação artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734842502

Palavras-chave:

Educação artística, Oficina de Criatividade, Sensibilização

Resumo

O presente texto tem como propósito apresentar a Oficina de Criatividade como um modelo para a educação artística, ou seja, o desenho de um processo criativo para promover transformações na subjetividade a favor de uma qualidade de vida mais satisfatória e livre, mediante dinâmicas de relação entre a experiência artística e a reflexão de si mesmo através da exploração de distintas linguagens da arte dentro de um contexto social. Posto que se trata de um dispositivo previamente sistematizado, o método de análise utilizado foi o de lógica dedutiva. Desta maneira, percebeu-se que a Oficina de Criatividade contribuiu para a gestão do autoconhecimento, autoestima e o manejo assertivo das emoções, já que promove, entre outras coisas, o desenvolvimento da percepção e a sensibilização afetiva. Portanto, a Oficina de Criatividade é um espaço onde se torna possível a expansão da consciência de si, pois propicia a construção de aprendizagens significativas.

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Biografia do Autor

Guadalupe de la Cruz Aguilar Salmerón, Universidad de Guanajuato

Licenciada en Diseño Industrial

Maestra en Psicoterapia Ericksoniana

Doctora en Cultura y Arte

Profesora Investigadora del Departamento de Estudios Culturales, de la División de Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad de Guanajuato, Campus León, México

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Salmerón, G. de la C. A. (2020). A Oficina de Criatividade: um modelo para a educação artística. Revista Digital Do LAV, 13(1), 129–146. https://doi.org/10.5902/1983734842502