A potência edu(vo)cativa da arte contemporânea: desafios e possibilidades

Autores

  • Lutiere Dalla Valle Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837258

Palavras-chave:

Educação, Potencia edu(vo)cativa, Arte contemporânea

Resumo

Este texto explora a potencia edu(vo)cativa das artes como estratégia metodológica em ambiente escolar. Neste interim, parte-se de uma experiência de aprendizagem compartilhada a partir da exposição “A Translucidez do Corpo” inserida em uma escola de educação básica. Fazendo uso de metodologias interpretativas, buscou-se estabelecer relações de ensino-aprendizagem no campo das artes visuais sobre as três dimensões que constituem a abordagem edu(vo)cativa: educativa, evocativa e cativa. As ações dirigiram-se sobretudo à educação infantil, investigando as relações entre arte, visualidade, imaginário e estudos anatômicos, conhecimentos relacionados ao corpo do ponto de vista da linguagem e da cultura. Como embasamento teórico-metodológico, nos respaldam autores e autoras que dialogam com a perspectiva educativa da cultura visual e pedagogias culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutorado em Artes e Educação (Doctorat Arts i Educació - Universitat de Barcelona/ES, 2012)

Referências

CUNHA, S.V. da. Uma arte do nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, S. R.V; CARVALHO, R.S. (Org.). Arte contemporânea e educação infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Mediação, 2017.

DALLA VALLE, L. Cultura visual y entornos edu(vo)cautivos: la potencia del arte como estrategia pedagógica en educación primaria. In: APRAIZ, E. A; ARRIAGA, A.A; BARAZE, I. M. (Org.). Arte, Ilustración y cultura visual: diálogos en torno a la mediación educativa crítica dentro y fuera de la escuela. País Vasco: Editorial del País Vasco, 2018.

GERGEN, K. Realidades y relaciones: aproximaciones a la construcción social. España: Paidós,1996.

HERNÁNDEZ, F. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

KASTRUP, V.; TEDESCO, S.; PASSOS, E. Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.

KINCHELOE, J. L.; BERRY, K. S. Rigour and complexity in Education Research. Conceptualizing the Bricolage, Open University Press, New York, 2004.

RESENDE, J. In: DERDYK, E. (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

SALLES, C. A. In: DERDYK, E. (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

2019-04-13

Como Citar

Valle, L. D. (2019). A potência edu(vo)cativa da arte contemporânea: desafios e possibilidades. Revista Digital Do LAV, 12(1), 082–094. https://doi.org/10.5902/1983734837258