Enunciações docentes sobre a brincadeira na educação infantil: concepções e interações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433777

Palavras-chave:

Educação, Educação Infantil, Formação Continuada.

Resumo

No contexto da Educação Infantil (EI), este artigo focaliza a temática da brincadeira na interface com a formação continuada docente. Partindo de uma pesquisa que buscou compreender as enunciações sobre a brincadeira nos processos formativos em uma instituição de EI, perspectiva-se explorar os sentidos produzidos a partir das concepções sobre o brincar e identificar as interações enunciadas no que se refere às situações de brincadeira. Integrando uma pesquisa ampliada sobre as iniciativas de formação continuada, este estudo, que tematizou o brincar, foi realizado em uma perspectiva qualitativa com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos. Em uma abordagem exploratória, acompanharam-se encontros formativos em um Centro Municipal de Educação Infantil, com procedimentos de observações das atividades de formação continuada, entrevistas, aplicação de questionário e realização de rodas de conversa. Os resultados apontam para a importância atribuída à brincadeira no que se refere à colaboração do brincar no desenvolvimento das crianças (em especial, na aquisição de habilidades), no incentivo a aprendizagens diversas, no encaminhamento de avaliação, assim como para fomentar situações de interação e socialização. Nesse quadro, os enunciados evocam a produção de sentidos sobre as formas de efetivação das brincadeiras na EI, tanto no que concerne às atividades com orientação de um adulto, como nas ações lúdicas desenvolvidas pelas e entre as crianças, visibilizando as potencialidades da diversidade de situações brincantes que emergem no contexto educativo.

Biografia do Autor

Leticia Cavassana Soares, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Pedagoga no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Aracruz. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação (PET EDU).

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Publicado

2019-08-07

Como Citar

Soares, L. C., & Côco, V. (2019). Enunciações docentes sobre a brincadeira na educação infantil: concepções e interações. Educação, 44, e61/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644433777

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