<b>O Ensino Médio Regular em foco: análise do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional (PDPI)</b>

Autores

  • Valéria Moreira Rezende Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442210

Palavras-chave:

Quality, High School education, Educational Policies.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464442210

Realizada na perspectiva dos estudos sobre a cultura escolar, esta pesquisa focaliza o Ensino Médio no processo de implantação de um programa de qualidade. Objetiva investigar o que se entende por qualidade do Ensino Médio regular na rede pública estadual em Minas Gerais, no processo de implantação do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional – PDPI como parte integrante do Programa Escolas-Referência (PER) pelo governo mineiro. Tomaramse como alvo da pesquisa duas escolas públicas do interior de Minas Gerais que apresentam concepções sobre qualidade do ensino ligadas à forma como receberam e implantaram o projeto. A escola é entendida como instância autoorganizada para a produção de regras formais e informais características das organizações sociais. Sob esse modo de olhar, é vista no âmbito de contradições sociais que ora dificultam, ora impulsionam o projeto educacional. A pesquisa incluiu os seguintes procedimentos: análise documental, entrevistas semi-estruturadas, observação. Percebeu-se que a escola e seus sujeitos defrontaram-se com uma série de ingerências na implantação do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional, que transformam a sonhada escola em pesadelo. Os resultados revelaram que o sonho se desfaz diante de um projeto que se propõe, retoricamente, a resgatar uma “qualidade do ensino” ainda suscetível a indefinições.

Palavras-chave: Qualidade, Ensino Médio, Políticas educacionais.

Biografia do Autor

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais

Professora Doutora do Curso de Pegagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), campus da Universidade Federal de Uberlândia  (UFU). Ituiutaba - Minas Gerais - Brasil. Doutorado pela PUC/SP

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

Rezende, V. M. (2011). <b>O Ensino Médio Regular em foco: análise do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional (PDPI)</b>. Educação, 37(1), 137–151. https://doi.org/10.5902/198464442210

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua