<b> A Filosofia e sua didática </b>

Autores

  • Paulo Ghiraldelli Júnior

Resumo

O texto parte de uma reflexão sobre a necessidade de se questionar a banalidade do mundo a partir das pressuposições filosóficas. Na comparação com o saber científico, Hegel, Marx e Richard Rorty são utilizados como exemplos do genuíno espírito filosófico, capaz de nos distanciar do mundo para melhor admirá-lo nos seus múltiplos aspectos. A fidelidade ao espírito filosófico conduz à necessidade de ensinar a filosofia. A didática da Filosofia não serve para retirar o rigor da tarefa filosófica. Grandes pensadores, como Descartes, souberam escrever para os eruditos e para o grande público. Embora haja características diferenciadas em cada tipo de publicação, não deixam nada a desejar tanto para o ensino, como para a didática, e muito menos para a própria Filosofia. Palavras-chave: Filosofia, ensino, didática.

Downloads

Como Citar

Ghiraldelli Júnior, P. (2011). <b> A Filosofia e sua didática </b>. Educação, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4437

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia e Ensino