<b>Políticas públicas para a Educação Básica e suas implicações para o ensino de música</b>

Autores

  • Luis Ricardo Silva Queiroz Universidade Federal da Paraíba
  • Maura Penna Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464443662

Palavras-chave:

Public policies, Basic Education, Teaching of music.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464443662

As políticas educacionais vigentes no país e as novas definições para o ensino de música na escola, estabelecidas a partir da Lei n.11.768/2008, têm feito emergir importantes questões para a área de educação musical na atualidade. Considerando essa realidade, este trabalho analisa políticas públicas relacionadas à Educação Básica no Brasil, refletindo acerca de suas implicações para o ensino de música na escola. As discussões realizadas no texto têm como base fontes bibliográficas e documentais relativas a programas e ações direcionadas à Educação Básica no país. A análise aborda objetivos, procedimentos e impactos de propostas de avaliação do desempenho escolar (IDEB), de consolidação e fortalecimento da Educação Básica (FNDE, Fundeb, PDE, PAR); e de integração de diferentes níveis educacionais em torno da formação de professores (Parfor, Prodocência, Pibid). A partir das análises, fica evidente que há um conjunto significativo de programas e ações para a Educação Básica no país e que a educação musical precisa, cada vez mais, participar de forma efetiva na definição e implementação de políticas educacionais que possam fortalecer a área, mas, sobretudo, a formação escolar como um todo.

Palavras-chave: Políticas públicas, Educação Básica, ensino de música.

Biografia do Autor

Luis Ricardo Silva Queiroz, Universidade Federal da Paraíba

Luis Ricardo Silva Queiroz é atualmente Professor Adjunto IV do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música.

Maura Penna, Universidade Federal da Paraíba

Maura Penna é atualmente Professora Adjunto I do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 

[como autoria, favor usar apenas Maura Penna]

Downloads

Publicado

2011-11-03

Como Citar

Queiroz, L. R. S., & Penna, M. (2011). <b>Políticas públicas para a Educação Básica e suas implicações para o ensino de música</b>. Educação, 37(1), 91–105. https://doi.org/10.5902/198464443662

Edição

Seção

Dossiê: Educação Musical