A integração das práticas de pesquisa e de ensino e a formação do profissional reflexivo

Autores

  • Jacques Therrien Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará
  • Silvia Maria Nóbrega Therrien Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449266

Palavras-chave:

Critical reflexivity, Research and teaching integration, Educator training.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464449266

 

O estudo aborda areflexividade crítica como elemento mediador da integração entre as práticas depesquisa e de ensino na formação do profissional de educação. Apoiado noparâmetro da pesquisa como princípio educativo associado ao pressuposto que oenvolvimento em atividades de pesquisa favorece o desenvolvimento de racionalidadesque dão suporte a práticas reflexivas que conduzem a aprendizagens maissignificativas e autônomas no ensino, o ensaio se propõe: por um lado, aidentificar um esquema teórico ‘macro’ que possa dar suporte à análise de tiposde conhecimento, e, portanto, de racionalidades que movem a dinâmica da relaçãoteoria-prática na ação educativa;  poroutro lado, a encontrar esquemas teórico-práticos ‘micros’ de formação para a reflexividade relacionados à prática em contextos de aprendizagem. O estudo analisa propostas de autores de referência, assim como práticas educativas que dão suporte aos pressupostos enunciados.

Biografia do Autor

Jacques Therrien, Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará

Professor Titular aposentado do Programa de Pós-Graduação em Educação/Faced, UFC e pesquisador colaborador do PPGEducação/CED, UECE. Ph.D. em Educação pela Cornell University, USA com Pós-doutorado em Educação na Université Laval, Canada e na Universidad de Valencia, Espanha. Fone:85 3265 3575 e 85 9987 3393.

Silvia Maria Nóbrega Therrien, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Medicina. Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca, Es;. com Pós-doutorado em Educação na Universidad de Valencia, Espanha. Fone:85 3265 3575 85 9924 8031.

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Therrien, J., & Therrien, S. M. N. (2013). A integração das práticas de pesquisa e de ensino e a formação do profissional reflexivo. Educação, 38(3), 619–630. https://doi.org/10.5902/198464449266

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua