<b>A organização interdisciplinar na reforma curricular da formação docente</b>

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464441371

Palavras-chave:

Interdisciplinity, National curricular guidelines, Basic education teachers’ formation.

Resumo

O texto focaliza o conceito de interdisciplinaridade presentificado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica. O objetivo é verificar qual lógica embasa as indicações legais que tomam a interdisciplinaridade como um dos eixos da reforma curricular da formação docente. As análises realizadas em documentos com assinatura oficial assinalam recontextualizações hibridizadas do conceito nas indicações professadas. No entanto, a ênfase nos aspectos metodológicos da atividade interdisciplinar demarca uma adoção predominantemente instrumental do termo, consoante concepções norte-americanas anglófonas, favorecendo a sua utilização pela lógica do racionalismo pragmático-utilitário. As conclusões a que se chega eviden-ciam, de um lado, a necessidade de ampliação do diálogo sobre os conceitos de interdisciplinaridade difundidos no meio educacional de modo a se evitarem banalizações na sua interpretação, e, de outro, a necessidade de aprofun-damento, a partir de perspectivas críticas e reflexivas, nos estudos sobre as políticas curriculares para a formação de professores da Educação Básica.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Diretrizes Curriculares Nacionais. Formação dos Professores da Educação Básica.

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Como Citar

Schneider, M. P. (2010). <b>A organização interdisciplinar na reforma curricular da formação docente</b>. Educação, 1(1), 139–154. https://doi.org/10.5902/198464441371

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