<b>Representações sobre relações raciais na sala de aula: o negro no cotidiano escolar</b>

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho
  • Rafaela Paiva Costa

Palavras-chave:

Ethnic and Racial Relations, Teacher Development, Low 10.639/ 2003.

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados preliminares de uma pesquisa a qual investiga as representações sobre raça, cor, diferença, preconceito e discriminação racial dos agentes escolares (professores, técnicos e alunos) no cotidiano das aulas de História, Português e Artes das turmas de 5ª e 6ª série de uma escola de Belém (Pará), de modo a entender o lugar que o negro assume na prática pedagógica escolar, tendo em vista a obrigatoriedade do trato com a questão racial a partir do imperativo da Lei n. 10.639/2003. Por meio do aporte teórico-metodológico em Pierre Bourdieu e Roger Chartier, analisaram-se as representações colhidas por intermédio de observações não-participantes realizadas nas turmas de 5ª e 6ª séries de uma escola da rede privada de ensino. Constatou-se o quase total desconhecimento dos professores com relação à Lei n. 10.639/2003 e a questão étnico-racial no Brasil, o que traz como resultado a reprodução de representações que ratificam preconceitos e discriminações raciais e que, por sua vez, serão internalizadas e também reproduzidas pelos alunos. Nossa reflexão prima, então, pela formação de professores para a compreensão do problema e sua subversão.

Palavras-chave: Relações etnico-raciais. Formação de professores. Lei n. 10.639/2003.

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Como Citar

Coelho, W. de N. B., & Costa, R. P. (2015). <b>Representações sobre relações raciais na sala de aula: o negro no cotidiano escolar</b>. Educação, 34(2), 325–338. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/244

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