O papel da biblioteca universitária na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior

Autores

  • Eliane Maria Stroparo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - BIBLIOTECA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
  • Laura Ceretta Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Prograd-Cepgrad-Napne.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417430

Palavras-chave:

Educação especial, Políticas inclusivas, Acessibilidade, Biblioteca universitária.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a educação como um direito de todos, tendo como recorte específico o papel das bibliotecas universitárias na inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior. Como objetivo visa analisar e discutir a educação inclusiva no ensino superior procurando compreender os processos pelos quais se articula com as bibliotecas universitárias. A pesquisa se desenvolveu através de referencial teórico com enfoque descritivo. A coleta de dados foi efetuada por meio de observações em 10 bibliotecas, entrevistas semiestruturadas com os respectivos gestores de bibliotecas e com 17 alunos com deficiência matriculados na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Destaca a acessibilidade no Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR e a inclusão de alunos com deficiência, evidenciando-se a necessidade da implantação de política institucional inclusiva para erradicação de barreiras e favorecimento no acesso e permanência com sucesso de alunos com deficiência no ensino superior.

Biografia do Autor

Eliane Maria Stroparo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - BIBLIOTECA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Bibliotecária da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR.

Laura Ceretta Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Prograd-Cepgrad-Napne.

Possui Licenciatura em Educação Especial pela UFSM e em Pedagogia pela FIC- Santa Maria/RS. Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação pela USP. É professora associada da UFPR, no Setor de Educação e no Programa de Pós-Graduação e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Planejamento Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: inclusão educacional, educação especial, ensino superior, acessibilidade e necessidades educacionais especiais. Atualmente coordena a CEPIGRAD ( Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras da Graduação) e o NAPNE ( Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) na UFPR.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

Stroparo, E. M., & Moreira, L. C. (2016). O papel da biblioteca universitária na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Educação, 1(1), 209–222. https://doi.org/10.5902/1984644417430

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua