<b>Qualidade de vida no trabalho: uma percepção de trabalhadores que retornaram ao ensino formal</b>

Autores

  • Alexandro Andrade UDESC
  • Alsira Sopelso Segala PROMSAU da UNC – Concórdia-SC
  • Dulce Joana Weirich PROMSAU da UNC – Concórdia-SC
  • Neide Maria Dalmagro PROMSAU da UNC – Concórdia-SC
  • Sabrina de Oliveira Sanches UDESC
  • Viviane Pacheco Gonçalves UDESC
  • Olavo Guimarães Feijó UDESC

Palavras-chave:

Work, Education, Quality of Life.

Resumo

Este artigo objetivou analisar a percepção da qualidade de vida no trabalho, de trabalhadores que retornaram ao ensino formal por conseqüência das novas exigências do mercado de trabalho. Assim, procurou-se investigar as principais mudanças que ocorreram em relação ao trabalho e em aspectos da vida destes trabalhadores. Participaram deste estudo 6 profissionais jovens e adultos da área da educação, sendo 3 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, que concluíram o ensino médio no Programa de Educação para Jovens e Adultos de uma cidade do interior do estado de Santa Catarina. Este estudo fundamentou-se nas experiências dos sujeitos participantes da pesquisa, bem como, nas idéias de autores clássicos e contemporâneos. Os resultados indicaram que a qualidade de vida dos trabalhadores melhorou significativamente, tanto no que diz respeito aos aspectos profissionais como na vida pessoal. Em relação à opinião dos trabalhadores quanto aos Programas de Educação para Jovens e Adultos, observou-se que estes consideraram os programas de fundamental importância para proporcionar oportunidades, no entanto, os trabalhadores apontaram a necessidade da elaboração de uma proposta pedagógica mais específica, sugerindo que os conteúdos estivessem diretamente relacionados ao cotidiano do aluno trabalhador.

Palavras-chave: Trabalho. Educação. Qualidade de Vida.

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Como Citar

Andrade, A., Segala, A. S., Weirich, D. J., Dalmagro, N. M., Sanches, S. de O., Gonçalves, V. P., & Feijó, O. G. (2010). <b>Qualidade de vida no trabalho: uma percepção de trabalhadores que retornaram ao ensino formal</b>. Educação, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1575

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